segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cigano Wladimir

Este cigano não revela sua origem, diz ele que é “do mundo”, é protetor do trabalho, consola e ajuda aos que estão momentaneamente sem ele. Cigano imperioso e trabalhador. Gosta das boas coisas da vida, que depois do trabalho seriam segundo a sua definição mulher, mulher e mulher, depois em música e comida.
Responsável falante, guerreiro, conhecido como o “Rei dos Ciganos”, os que não tem medo da luta podem vir até ele, pois ele os ajudará a arrumar trabalho, manter, e crescer no lugar.
Sua magia principal é feita com melão, açúcar cristal, erva dinheiro em penca, moedas e uma vela vermelha.
Wladimir abre o melão ao meio coloca açúcar cristal, coloca seu pedido, e junta com o dinheiro em penca, acende a vela e diz: “Sou Wladimir, o guerreiro, que trabalha o dia inteiro, o ano inteiro, de janeiro a janeiro, não vou deixar esta pessoa sem dinheiro, dinheiro que virá de seu trabalho, estou te socorrendo com o poder de Deus, da Virgem e de Santa Sara, e assim tu terás trabalho e dignidade”.Assim é feita esta magia por Wladimir o cigano guerreiro, que costuma “aparecer” em outras linhas, visitando ou pairando no local, sempre procura ajudar primeiro as mulheres.

Cigano Artemio

Este cigano é de origem Egípcia, e protege aos que trabalham com oráculos em geral, consola estes ledores de sina, da inveja, ingratidão, desgaste de energia e faz imantações de objetos devocionais. Andou por quase todo o mundo, fez inúmeros clientes, gosta de ouvir boa música, conversar, e arma sua Tsara em qualquer lugar.
Quando na aura de seus protegidos faz um canto onde possa sentar no tapete ou cherandás (almofadas), gosta de fazer seu jogo no chão e prediz o futuro com seu maravilhoso Tarôt, por vezes sério, por vezes rindo.
Seu principal rito de magia é a de ler nas cartas de seu Tarôt, sobre a vida de seus clientes. Grande professor ensina a seus protegidos tudo sobre magia, e fala a todos por metáforas. Quem entender tudo bem, quem não conseguir decifrar a mensagem, que fique pensando, na hora certa haverá de conseguir diz ele.Nesta era de aquário por ser um orador nato, tem trazido inúmeras mensagens a pessoas que se preocupam com o romper do preconceito contra a Raça Cigana. Conta histórias ensina magias e esta sempre perto para ensinar o que a pessoa precisa. Como andou pelo mundo conhece vários tipos de magia, ensina aos que podem aprender. Conhecido pelo nome de Cigano dos Chapéus, por utilizar vários tipos, e nunca aparece com a cabeça descoberta, por respeito à Santa Sara.

Cigano Juan

Este cigano é de origem espanhola, protetor da família, e abranda brigas e mágoas entre entes queridos, viajou por todo o mundo e faz suas magias na água limpa, trás para seus médiuns a vidência, da moeda na bacia de água de chuva.
Kaku poderoso conhece ervas e dita leis, determinado e compreensivo, não deixa que pessoas guardem em seus corações ódio e rancor, porque diz que envenena a alma e o corpo.
É fisicamente grande, e quando na aura dos encarnados, estes passam a parecerem maiores do que são, carrega um diklé (uma bolsa, guaiaca) e não gosta dos garandons (vadios ou preguiçosos), pita o pafeito (cachimbo) com muita classe, enquanto observa. Fala pouco, mas quando diz algo é lei.
Seus protegidos têm, o dom da vidência na água de chuva, jogam dados imantados e predizem o futuro de seus clientes, sua magia principal é para desmanchar brigas. Faça um manjar com muita calda e ofereça aos espíritos ciganos de Ariana e Tarim, logo ofereça para os que brigaram comer, junte seus anjos de guarda (acenda velas) e coloque um copo de água para estes. Assim faz o Cigano Juan, e consegue que todas as mágoas e brigas sejam afastadas de sua família.

Cigana Esmeralda

Esta cigana é protetora da fartura de alimentos, e feiticeira de comida, as que fazem feitiços que são comidos, para vários tipos de objetivos. Essa cigana é natural de Portugal/Évora. Viajou por toda a Europa, aprendendo pratos e aperfeiçoando suas magias. As magias de Esmeralda são duradouras e quando chega geralmente tem banquete, que por vezes é ela mesma quem faz, exímia usuária de tachos (utensílios de cozinha) e facas, com as quais destrincha, corta e cozinha. Para ela não pode faltar uma colher de pau e uma faca afiada com bainha, que carrega em sua bolsa para o caso de precisão.
É festeira, risonha, matrona, mandona e não aceita não como resposta. Grande doceira da magia cigana é perigosa e deve ser tratada com muito amor e cuidado. Faz um pote para que nada falte à sua casa. Apanhe uma bomboniere pequena e coloque uma pouco de cada um destes grãos e sementes: ervilha, lentilha, arroz com casca, amendoim, grão de bico, trigo em grão. Coloque por cima 3 moedas atuais com o valor virado para cima, e um quartzo citrino no meio. Deixe energizando por 3 dias na luz crescente e peça a força da lua e dos grãos que nada falte ao seu lar. Ponha em um móvel de sua casa num lugar alto como se fosse bibelot. Assim fazendo esteja certo que nunca alimentos faltaram no seu lar.

Cigana Madalena

É protetora das pessoas que tem problema em relação ao sexo e precisam mudar quanto a isto. Pessoas que são tímidas, que não conseguem se soltar, que tem medo do sexo, etc...
Ela é de origem Árabe, e viajou por todo o Oriente Médio e Índia, foi muito reprimida e tem grande amor e paciência para orientar os que dela precisam. Suas magias são de fundamentos Árabes e Indianos, são poderosas magias que faz quando esta na aura de seus protegidos. Quase todos destas linhas. Cigana linda; gosta de dançar e se soltar, encantando a todos, sempre disposta a ajudar com seus mágicos poderes de Buena-Dicha, resolvendo todos os problemas que Deus permiti que ela interfira e faz o melhor para a pessoa (nem sempre o que a pessoa quer).
Madalena enxerga longe. É grande fazedora de vinhos e porções de amor, gosta muito de fazer magia com pão árabe com pasta de carne apimentada e pétalas de rosas. Faz sua reza onde deixa a sua força e faz os amantes comem juntos, abrindo as energias de ambos para fazerem com muito amor um sexo gostoso e ardente. Nas festas ciganas o pão encantado de Madalena é disputado por todos, devidos aos seus poderes.
Obs: Esta cigana não tem preconceitos, e recorrem a ela pessoas com problemas que nem imaginamos.

Cigana Sulamita

É a protetora de mulheres grávidas, a que “toma conta” de partos difíceis. Esta cigana é natural de uma região entre França e Borgonha. Viveu muitos anos em Espanha e Itália. Viajou por muitos lugares, Portugal, Índia, Egito e outros. Em verdade trás em seu coração um pouco de cada um destes países no seu coração. De espírito vívido, é faceira, admirada por todos que a vêem, principalmente o sexo oposto. Boa, generosa é também geniosa ao extremo e capaz de ataques de fúria. Autorizada a entrar na aura de não ciganos, deixa sua mensagem e faz diversos trabalhos de magia. Suas magias geralmente são feitas com frutas. Mas a principal é para desamarrar parto difícil. Sulamita faz assim: Ela enterra uns ovos crus com cuidado na terra, em vaso ou chão, em frente da porta onde mora a grávida. Coloca em cima vários doces brancos e chama diversos espíritos ciganos e de outras linhas para fazer uma corrente de força. Os ovos são desenterrados quando a mulher da a luz sem perigo, então estes ovos são quebrados, simbolizando que ela esta quebrando todo o mal. Para que nada aconteça à mãe e o bebê. Obs. Diz esta cigana que em uma de suas encarnações morreu de parto, e quase toda segurança dela é enterrada.

Devoção á Santa Sara Kali

DEVOÇÃO A SANTA SARA KALI
A hipótese da origem deste Povo ter se originado na Índia é provável, e pela devoção a Sara Kali é realmente impossível negar a familiaridade. Os ciganos nutrem o mais puro amor e respeito por Santa Sara, ainda que não seja provado o porque da escolha. Para os Indianos a Santíssima Trindade; Braman, Vishnu e Shiva é mais importante que tudo, já que neste país a religião tem suma importância. Kali, a negra é venerada pelo Povo Hindu com Louvor.
Para os ciganos a Santa Sara venerada com o mesmo louvor é negra; daí ser conhecida como Sara Kali, mesmo sendo um Povo em que não existem negros (pelo menos tradicionalmente). Muitas lendas contam que no ano 50 DC estavam numa embarcação atirada ao mar, sem remos e sem provisões as santas: Maria Jacobina, Maria Salomé, Maria Jacobé e ainda José de Arimatéia e Sara, uma escrava. Desesperadas as três Santas puseram-se a chorar. Então Sara tirou o lenço que trazia na cabeça e prometeu a Jesus que se todos se salvassem, ela estaria para o resto de seus dias a servir Jesus como sua escrava, jamais andando com a cabeça descoberta.
Milagrosamente a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Pethit Rhône, hoje Saintes Maries de La Mer. Sara cumpriu sua promessa e teve sua história divulgada pelas próprias Santas.
Outras lendas narram Histórias em que ela era uma Rainha Egípcia. Considerada pelo Vaticano como Santa de culto regional, Sara nunca passou pelos processos de canonização, não se sabendo ao certo o que levou este Povo a eleger Sara sua padroeira universal. Todo cigano tem em sua Tsara ou Casa, uma imagem de Santa Sara Kali, utilizam também medalhas pedindo proteção. A ela oferecem frutas, flores, incensos e muitas orações para pedir graças e agradecer as mesmas. Em Saintes Maries de La Mer (Camargue, Sul da França) a padroeira universal dos ciganos, é festejada em 24 de maio, na cerimônia que se chama “Dalto Chucar Diklô” (te trarei um lenço bonito, que é um presente comum que se da em agradecimento) onde se pede saúde, prosperidade e outras graças.
No Brasil a nossa padroeira nacional, é Nossa Senhora Aparecida, em razão de sua pele negra, ela é padroeria dos ciganos no Brasil. E assim tanto no Santuário de Aparecida (para nós Brasileiros) quanto na Catedral de Saintes Maries de La Mer na França, o cigano tem o compromisso de ir, nem que seja uma única vez em sua vida. As duas mais conhecidas são a Corrente de Santa Sara de Kali, e a dos nove ciganos de luz.

Corrente de Santa Sara de Kali
A Corrente de Santa Sara de Kali, deve ser feita nove segundas-feiras seguidas, fazendo a oração de Santa Sara, estando os nove participantes em círculo, escrevendo seus pedidos e colocando embaixo da imagem da Santa (no primeiro dia). A Corrente se passa assim, na primeira segunda-feira, as pessoas fazem as orações e seus pedidos, antes da segunda, segunda-feira, as nove pessoas passam para outras pessoas que começam a fazer na segunda, segunda-feira e assim sucessivamente, tem que passar para pessoas que não vão quebrar a Corrente, findo o encontro para fazer a oração na nona segunda-feira, terão fé que seus pedidos serão atendidos.
É costume cigano que se realize a novena cada dia na casa de um dos participantes, e que após tenha um chá de confraternização de fé entre irmãos. A corrente se processa assim: Cada pessoa deve ser protegida ou devota de cada um dos Ciganos de Luz, que são: Ciganas Sulamita, Carmem, Madalena e Esmeralda. Ciganos Juan, Artêmio, Wladimir, Manolo e Sandro. Deve-se reunir nove domingos e dirigir suas orações, pedidos e súplicas, estando em círculo e de mãos dadas onde estejam os quatro elementos: água (taça com água), fogo (vela), terra (cristais ou frutas) e ar (incensos). Ao final de suas orações falarão juntos nove vezes: “Dou-la ni kerava abelar ksouri ni djibe” (Deus me faz ter paz em minha vida). É de forte poder esta corrente, realizada por séculos tem comprovação de que os pedidos são atendidos.

Cigano Yago

Cigano Yago
(Este Cigano é um dos Sub – Chefes direto do Cigano Artêmio, que é Mestre do Clã Espiritual)
Este Cigano protege as pessoas que sofrem por motivos de falta de saúde, os que sofrem de vícios e querem se regenerar, as pessoas sem opção na vida e que transitam à noite (é um cigano que anda nas sombras e só ataca para se defender), detesta brigas, pois sabe que sua força, mesmo moderada pode vir a machucar, protege também os músicos, os artistas e as plantações de flores. Não se sabe a origem certa deste cigano, pois ele fala vários dialetos e idiomas, o mais marcante nele é o seu apurado gosto por música de vários estilos diferentes. Faz muitas magias tirando som das coisas, usa mãos, castanholas, 02 varinhas (tipo baquetas) e uma sacola com objetos e coisas de origem árabe, como snujjis, (chama-se esnuje, são pequenos sinos que se coloca nos dedos, usados na dança do ventre), fumo mentolado, nozes e frutas secas. Em vida foi um grande músico (violinista), por isso conhece todas as faces das pessoas quando ouvem determinados sons, e define muito bem quando a pessoa esta mentindo. Seus protegidos têm voz marcante, e a maioria tem dons artísticos. Ele ajuda aos que se enganam e não querem ver a verdade, para estes ele fala de um modo até por vezes ríspido, para que a pessoa veja a situação real das coisas. Seus instrumentos musicais servem para evocar os amigos astrais, toca também violino, enfeitiçando a todos. Não dispensa o lenço, as baquetas e as nozes. Seu vinho deverá ser distribuído enquanto ele da suas consultas. Faz passos leves de dança, como se estivesse ouvindo um violino muito bonito. Trabalha com ciganas astrais incorporadas ou não, é um comandante suave porém firme. Fala baixo, e só sorri com vontade quando tem criança por perto (ele adora). Descobre mentiras sem procurar saber, é como se o vento viesse lhe contar. Ama os animais e as plantas. Seu trabalho astral é firme, mas não é muito de vir a terra, a ser que o chamem para integrar clãs ou fazer feitiços específicos. Nunca deixa seus protegidos sozinhos, ainda mais quando estão trabalhando com o astral, fica sempre por perto e se necessário, vem até a terra, para resolver os problemas. Muitas casas que recebem Yago, colocam um cd de violino (músicas lentas), para agradá-lo.
Ele trabalha com várias magias, quando oferece o galler kuta (figo seco) para alguém, a pessoa deve comer na hora em que ele mandar, pois seus alimentos são imantados, e podem ser talismãs comestíveis na hora da resolução de problemas. Trabalha também com um pote de vidro e 07 moedas de cobre com o valor para cima e coloca em cima sal grosso e água, quando evaporar a água, o pote fica coberto de sal, significando que a energia negativa do ambiente foi tirada. Quando em locais de atendimento espiritual deve-se trocar a cada 15 dias.
Ele prediz com cristais, moedas, baralho e através da natureza (olhando o céu, o sol, a lua e o vento). Suas consultas devem ser breves, a não ser que o problema seja de saúde. Com suas baquetas ou castanholas, ele faz sons e muitos consulentes “caiam em transe na hora da consulta” é um sinal de que estão precisando trabalhar espiritualmente na linha cigana.
Obs: Quando ele joga os cristais e o baralho junto, é porque a pessoa esta precisando demais. E chama os ciganos da terra para fazer uma roda cigana, para poder ajudar o consulente. Nunca minta para este cigano, nem médium, nem consulente, pois tudo ele descobre.
Sensações comuns na incorporação de Yago: Sensação de ter responsabilidade pelos demais, dor no umbigo e nas costas, aumento de tamanho das costas, sensação de poder, mãos quentes, vontade de ouvir músicas de violino, sensação de poder e vontade de cuidar de plantas e animais.

Cigana Aurora

Cigana Aurora
A cigana Aurora embora seja natural da Turquia, viveu boa parte de sua vida na Índia, tendo passado ainda na Espanha e na França. Sua descendência rom, é de um Clã, que tinha no comercio das jóias de prata, o seu maior sustento, eram denominados rudaris (lapidadores de pedras). Desde o seu nascimento, sua mãe e outras ciganas da família, perceberam que ela era uma paranormal muito forte. Tendo ligação com os elementais a quem manipulava com facilidade. Ninguém a ensinou ou a iniciou em Magia, a magia nasceu nela.
O que acontecia era muito natural para ela, inclusive as incursões nos mais variados tipos de magia, incluindo magia cerimonial, alta magia, bruxedos, e outros tipos. A historia da vida desta cigana, a mais conhecida é ela teria se unido num “casamento” totalmente fora dos padrões da cultura cigana, e fundado uma ordem secreta chamada “Ordem do Crepusculo”. E esta ordem havia crescido muito, onde ela iniciava crianças paranormais como ela. Com a exposição do marido, mago muito solicitado e bonito, ela começou a ter muitos ciúmes dele, deixando os propósitos da ordem de lado.
Com isso seus poderes já variavam na entrada da aura de Aurora, que muitas vezes influenciada pelos sentimentos de ciúme, não conseguia ouvir seus mestres espirituais. Numa destas ocasiões, onde deveria presidir uma reunião da ordem, ficou tão enciumada que nada conseguia dizer, sua voz simplesmente havia sumido. Ela então consumida pelo rancor, se excluiu da ordem apesar dos apelos do marido. Começou a se interessar por um membro mago da ordem e começou um caso com ele, traindo o marido, certa de que estava devolvendo na mesma moeda. Quando o marido descobriu, ficou possesso e começou articular um plano para poder vingar sua honra. Começou a retirar todo traço de magia que fora feito por Aurora na ordem. Depois atraiu o amante de sua mulher para uma emboscada e o trancou num cômodo muito pequeno com uma cobra venenossisima, que o picou e o levou a morrer em poucas horas. Logo após a morte do rival, levou Aurora para um descampado, como existem tantos na Turquia e disse a ela que a forçaria a beber uma poção que fizera, e que a levaria a entrar em contato com os canais superiores da espiritualidade. Aurora que estudara as propriedades da ervas durante muito tempo, perguntou com quais ervas ele havia feito a beberagem, e ele não soube responder, ela então entrou em luta corporal com ele, derrubando o copo com a poção e fugindo em seguida.
Ele se sentiu péssimo, ainda mais porque havia sido traído, injustamente, já que não traíra Aurora com ninguém, apesar do assedio que recebia. Deixou que ela corresse e proferiu as palavras de praga ao vento “Não terás sossego, nesta vida, nem em outras, cometerás enganos sempre, pagarás pela eternidade a injustiça que me fizestes”. Ela ouviu e ficou estarrecida pela declaração de injustiça que ele fez. Foi ate ao templo da ordem onde ela mesma fez uma beberagem, com ervas mortais e tomou. O marido ao chegar e ver, chorou, pois a amava profundamente e sobre o seu corpo ainda quente falou, minha beberagem ia te paralisar apenas por algumas horas, pois queria te dar um susto, te trazer a razão e te fazer ver o engano em que estava acreditando.
Após este acontecimento, ficou no lugar de Aurora, sempre a desfazer enganos, com a ajuda dela, que arrependida, estando no astral, abraçou a tarefa de desfazer maus entendidos entre as pessoas que se amam. Ela passou através dos trabalhos espirituais da ordem, a espalhar a união, a harmonia e o amor entre as pessoas. Seu ditado favorito é: Falar é Prata, Calar é Ouro, Ouça e pense tudo, antes de falar.

Cigana Sibelle

Esta cigana de origem romena, é calorosa, amiga e muito misteriosa. Apesar de ter nascido na Áustria alemã, viveu durante a sua vida em paises de língua espanhola, e assim a sua viagem pelo mundo, foi pela Argélia, Espanha, México e América do Sul, mais precisamente no Chile. Em uma de suas viagens, Sandro que era seu primo, a convidou a ir ate a Córdoba, onde Sandro conhecia como quem conhece filho de sangue.
E nesta viagem foi Cibele quem sentiu que algo estava mudando na vida dela. Apesar de estar com a Rromhá, sabia dentro de seu coração que alguma coisa aconteceria com ela naquelas terras. Levantou-se uma manha e pediu a Sandro para fazer um mapa astrológico para ela e tudo foi respondido. Sandro a advertiu quanto sobre uma “invasão” (falou rindo) ao seu coração, ela temeu, mais não tinha muito o que fazer a respeito. Sua família kalderasth, vendia peças de cobre. E um dia na Praça, um pequeno grupo de rapazes gadjes se aproximaram para olhar as peças de cobre. Entre eles um lindo rapaz alto, moreno.
Era o que menos falava e menos pechinchava. No final da compra da ultima peça, ele se aproximou do cigano mais velho, e disse que era um cigano de descendência perdida que queria se juntar ao grupo e casar com aquela pequena cigana de olhos cor de mel, tão pequena e sedutora. O Homem riu e disse: Filho, foi boa a piada para contar num bar com os amigos. Eu também faço piadas e historias de gadjis, mas não se aproxime desta cigana e nem de nenhuma, se você quiser viver em paz, suma daqui. Cibele não sabe porque mas também gostou dele, sem ter sabido ao menos do que ele falava. Quando ele se afastou, olhou para Cibele de longe e sorriu para ela que involuntariamente sorriu também. Um dia ele veio ate a kumpania, e contou sua historia ao Barô. Sua mãe uma cigana se envolveu com um gadjo, que logo que a cigana teve o bebe ele invadiu a kumpania e roubou o bebe dela. Viajando para bem longe. Disse que estava a postos para qualquer teste. Ele era um bailarino maravilhoso e dançava dança cigana, sem nunca ter tido vivencia com outros ciganos antes.
Ele falou com tantos detalhes que o Barô acreditou que ele estivesse falando a verdade. Então marcou o dia do teste com armas brancas, seria uma dança-luta, que os ciganos homens fazem. Ele ficou tranqüilo e já trocava olhares com Cibele, já que palavras era mais difícil. Mas um outro cigano que já se considerava o prometido dela, embora não houvesse combinado em relação a isso, não gostou, e se ofereceu ao Barô para lutar com os leques. Ele havia envenenado todas as hastes, e laminas que usaria nas lutas e no dia, o pretendente, fez uma belíssima luta, embora tenha terminado deixando o Barô sem duvidas, terminou muito ferido, quase morto. Ele foi socorrido e ele disse ao homem: - fostes desonesto sem motivo. O homem disse: eu não deixaria um posh rats, levar Cibele, a mulher que eu amo.
Então ele compreendeu que devia primeiro ter falado com ela. Mandou chamar o Barô, e pediu para falar com sua amada. Ele disse: - Menina dos olhos de mel, eu te amo. Ela disse eu também te quero “meu cigano”. O rival muito contrariado pensou, deixarei o anoitecer e o matarei. Mas o Barô, um cigano muito experiente, no anoitecer foi ate Cibele e fez com que ela fugisse com o doente, já que o considerava cigano.
Eles fugiram, e quando o cigano veio para matar, viu o Barô, e disse: onde esta o maldito? O Barô respondeu: Casaram-se nas benções de Sara. O homem perguntou: - Porque? Porque eu que sou Barô, também sou filho de gadjé. E o importante é o amor. Assim Cibele foi viver ao lado do homem amado que o destino reservou para ela. Foi muito feliz e sempre dizia seu ditado favorito: O cigano que a vida leva, o vento dos ciganos trás de volta.

Cigana Rosita

Esta cigana é de origem indiana, embora tenha vivido durante toda a sua vida entre França e principalmente na Espanha, local de nacionalidade de seu pai. De pele clara e cabelos muito negros, era de beleza impar. Tendo veia muito artística logo se enveredou pelos caminhos da arte da dança. Uma dança sem par, misturando passos do tradicional katac indiano, danças mouras marroquinas e o tradicional flamenco espanhol. Fazendo uma dança cigana cheia de movimentos, sapateados e véus, hipnotizadora e avassaladora. Logo que chegou a idade em que se desperta desejo aos homens, ela foi proibida de dançar em publico de gadjos, como fazia nas praças espanholas.
Como num prenuncio de que algo poderia acontecer. Assim foi. Um dia em kumpania em orla espanhola, num lugarejo distante, dançava na praia para a luz da lua, quando um gadjo olhava e se encantava com os movimentos suaves que Rosita para a lua. Este homem ficou tão inebriado que passou a ir todas as noites na esperança de vê-la dançar. Ficava cada dia mais apaixonado por esta linda mulher que carregava a meninice dentro dela, dentro daquele corpo de mulher e alma de bailarina. Um dia tomado de paixão, se aproximou e ela assustada fugiu. Ele ficou chateado, mas voltou em outro dia. E quando ela ia correr, ele a tomou pelo braço e impensadamente a beijou.
Ela sem saber porque correspondeu apaixonadamente. Ao se afastarem ele disse que a amava profundamente sem saber porque, mas sentia pulsar este sentimento com fosse o sangue das veias, como se fosse este amor, o combustível da vida. Ela sentia igual, mas era prometida e nada poderia fazer. Disse que ele se afastasse, que fosse embora. Ele prometeu segui-la aonde quer que fosse, somente para vê-la. Nisto se aproxima seu noivo e futuro dono de sua vida, ao perceber o ar enamorados deles, a arrastou violentamente e disse: Rosita, tu sabes que és minha, não sei o que aconteceu entre você e aquele homem, mas saibas que mesmo sem saber eu vou mata-lo. Rosita ficou muito apreensiva e nada disse, não naquela hora, mas pelo susto, nada podia dizer. E assim foi, depois de algumas semanas quando o homem foi apreciar a linda dança da cigana prometida, seu noivo estava a espreita e logo num golpe de facas mortal o matou. Rosita de resignou ao saber, sofria calada, mas disse ao noivo quando este contou: Sabes que estava errado e que eu nunca tive nada com aquele homem, mas apesar disso eu o amei, porque ele me deixava ser livre.
Eu serei tua prisioneira, mas o meu amor, o meu coração, tu nunca terás. E assim casou, teve filhos, mas só nos momentos de sua dança solitária se sentia liberta e amada pelo homem que morrera por sua causa, sem mesmo ter tido os desejados momentos de paixão com ela. O marido lhe proporcionava uma vida satisfatória em termos materiais, mas também não conseguia perdoar o fato de ela não lhe amar. Sendo assim ela viveu para seus filhos e para sua arte, encantava a todos com o coração sangrando. Ela acabou falecendo de tristeza e desamor que havia dentro de sua casa.
No astral ela é mestra em fazer com que os amores verdadeiros venham poder se realizar, realiza feitiços enquanto dança e harmoniza a aura das pessoas. Em sua dança diferente consola os aflitos, as amigas, as mulheres e as mães. Rosita que foi prisioneira durante toda a sua vida, faz com que as pessoas gozem a liberdade com seus sábios conselhos, com suas sabias mãos. Seus olhos misteriosos, traduzem tudo, muitas vezes sem palavras, é amorosa, gentil, bonita, seu ditado favorito é: Eu fui prisioneira da vaidade e do desejo, hoje sou prisioneira da liberdade do amor. Ela realiza feitiços que libertam os amores impossíveis, trazendo o entendimento para todos.

Cigano Dimitri

O Cigano Dimitri, é de origem Russa, mas em sua vida andou pelos cinco continentes, se fixando mais nas partes da velha Europa (Itália, Espanha, Portugal e França, e ainda no Marrocos e Egito). Acredita-se que ele seja de um Clã muito antigo, provavelmente Frunkaléshti, que a exemplo de Wladimir, tem também um modo bem peculiar de se expressar, com um sotaque diferente, que esbarra nos “erres”, sabe-se que ele é primo de Wladimir, estando ao longo de sua existência em varias ocasiões juntos.
A historia mais conhecida deste cigano, é que ele é Mestre em Astrologia, Cristais e Ouro. Em uma ocasião Dimitri e Wladimir estavam de Kumpania no Marrocos, na África Moura, conheceram duas “senhoras” (grandes bailarinas de dança do ventre), muito lindas. Uma se encantou seriamente pelo Cigano Dimitri, pensando em amor de verdade, mas homem cigano, sabe como é, se encantou por ela e por todas que encontrou no caminho. Cobriu a Gadji de carinhos e atenções, apenas para tê-la. A bailarina ficava cada dia mais apaixonada, e numa tarde, em que os quatro juntos, tomavam chá com vinho e fumavam o arguilé, ela disse que quando se casassem (garganta seca dos dois ciganos ao ouvir a expressão “casamento”, ainda mais com gadji) ela logo daria vários filhos a ele. Wladimir ao ouvir levantou-se rapidamente e fez menção de sair levando Dimitri arrastado pelo braço.
As duas mulheres estranharam. Ao indagar, Wladimir tranqüilizou-as dizendo que depois voltariam. Dimitri já sabia que Wladimir daria uma baita bronca, pois ele sempre protegia as mulheres gadjis e ciganas. Wladimir deu uma bronca grande. E o fez terminar imediatamente o relacionamento com a mulher. O que ele fez na mesma hora. Quando disse a mulher as palavras que ela não queria ouvir, ela disse que estava grávida, o que fazia tudo mudar. Ele ficou transtornado, mas sabia que nos últimos meses ela estava sendo alem de uma fêmea, uma mulher muito dedicada. Quando Wladimir soube, ainda que contrariado, deu o aval para busca-la, casar e cuidar dela, ainda que a idéia de um posh rats no clã não fosse confortável. Mas por uma criança, tudo tem de ser repensado. E assim foi Dimitri. Quando chegou na casa das bailarinas, a amiga dela, já tinha a levado para uma “tecedeira de anjos”, porque influenciou a amiga, dizendo que a vida das mulheres ciganas era muito dura. E ela não poderia ter mais a vida com a qual estava acostumada.
Dimitri correu como uma lebre atrás, para impedir, mas quando chegou lá, estava feito. Porem por complicações comuns nestes casos, ela estava delirando, agonizante... A dor invadiu o seu peito, e depois de fechar os olhos dela, no seu rosto corriam livremente as lagrimas, somente neste momento, é que ele descobriu que a amava. Foi o pior erro de sua vida. Ele mentiu e iludiu para privar com ela momentos íntimos, em que ela se mostrou escrava do amor que sentia por ele. Quando ela falou em casamento já sabia da gravidez, e ele não correspondeu, por acreditar que ela não sendo cigana, não era digna para casar-se com ele.
Depois disso sofreu por muitos anos na solidão, sem se relacionar com ninguém, ate que conheceu Sophia, filha de Manolo, a quem dedicou amor incondicional, apesar dela ser estéril, e não poder lhe dar filhos, então criaram juntos mais de 50 crianças, ciganas e gadjis, exercendo sempre o amor, que ele tinha aprendido que é o que permeia a vida. Seu ditado favorito é: O Amor pode parir tudo”.

CIGANO VELASK (também conhecido como VELASKES )

O Cigano Velask tem origem Tunisiana. A Tunísia é um país do norte da África, limitado a norte e a leste pelo mar mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália. Em sua vida andou muito pela Europa, e também pela Índia. O que faz com que ele tenha varias influencias, que refletem muito no seu jeito peculiar de ser.
As magias do norte da África, dos feitiços Mouros, o acervo mágico dos Barôs Italianos e Espanhóis, além da grande sabedoria dos encantadores e Magos Indianos, fazem parte do jeito de ser deste cigano. Aprendeu com sua família, a não se revelar, por causa das perseguições que sofreram na época. Muitos acreditam que ele seja integrante do Clã Márcovitchs, por causa do jeito com as varias formulas mágicas que faz, coisa muito comum nesta natsya. Desde criança teve de “enfrentar” sua grande paranormalidade, e capacidade analítica, que o fizeram traduzir ao longo de sua vida muitas situações em que ficou mal visto a principio, mas logo as pessoas viam que ele estava certo. Com seu pai, aprendeu que o “espírito das ervas”, ou seja suas propriedades curativas, são de grande poder e que podem interferir, curando ou fazer adoecer os viventes. Em todos os lugares que passou, prestou auxilio a ciganos e gadjes, com a sua sabedoria a respeito das folhas.
Sua historia mais conhecida, foi quando conheceu uma feiticeira arabesca, que conhecia tão bem quanto ele os segredos do poder das plantas e por quem ele se apaixonou perdidamente. A mulher era viúva e vivia sozinha, porem ela tinha motivos para que fosse assim. Ela o recusou sistematicamente. Ele insistia. Ate que um dia, ele desrespeitando o poder das plantas fez uma poção para hipnotiza-la, e levou ate o seu encontro com um presente também feito por ele, que era um perfume também magiado. O perfume de pétalas orvalhadas de girassóis e rosas, encantou a mulher, e por isso ela acabou bebendo a poção.
Dado as horas em que conversavam, e que ele aguardava para poder estar na intimidade dela, e após estar gozando a existência no corpo dela, ela fez a revelação. Ela quando neofita de magia, havia se envolvido com um homem comprometido, e feito uma magia para separar ele da pessoa do coração dele, que era mestra em magia moura, esta mulher, traída e sofrida, fez uma contra magia na comida, e ele de tão magiado acabou morrendo.
Sendo assim ela havia jurado ao universo que jamais se envolveria amorosamente com mais ninguém, pois senão o universo poderia tirar o poder que ela tinha,e também pagaria com a própria vida. Ele ficou estupefato, se perguntando mentalmente porque sua intuição, havia falhado, porque ele não havia tido aviso. Ela respondeu, que quando a pessoa fica obcecada por uma idéia, seu poder mágico se afasta, ate que o equilíbrio se re-estabeleça. Então Velask entendeu. Logo a arabesca, começou a desenvolver vários tipos de mazelas, ele por mais que tentasse não conseguia êxito no tratamento dela.
Ela estava muito serena, pois ela já sabia que teria que deixar o corpo muito brevemente, por causa de seus atos. E ele sentiu que “prostituiu” as plantas para que seu desejo pessoal fosse satisfeito, sendo assim após a morte da feiticeira, ele ficou recluso sofrendo de insônia por muitos anos, ate que uma Bari árabe, deitou as laminas, e falou. Você esta perdoado, daqui para a frente terás vida normal, porem nunca se esqueça, de sempre respeitar a opinião do outro, pois lançar mão de artes mágicas para conseguir o que queremos, pode ter conseqüências muito desastrosas. Quando se sentir obcecado por uma idéia, lembre, que o que juntamos na magia, esta abaixo e esta acima, e nunca devemos atrair forças descontroladas, pois a conseqüência nos acompanhará pelo resto da existência da alma.

Cigana Poliana

Esta Cigana protege os casais, para que não se desentendam e haja a harmonia, a prosperidade, através da força do trabalho, a honradez das pessoas, a fertilidade das mulheres, em tudo para que elas possam ter como criar tudo que quiserem (fertilidade de idéias) e a saúde de crianças recém nascidas.
Ela é de origem Portuguesa, porém passou muito tempo na Hungria, além de ter viajado por quase todo o mundo. Em vida era muito amiga da Cigana Carmem, e com ela fazia (e faz) muitos feitiços e magias de amor nos alimentos. As duas juntas alimentaram muitas pessoas na Europa entre ciganos e não ciganos. Morreu nova, era casada (toda cigana casada usa lenço, é a nossa aliança), e prefere médiuns discretos, pois ela precisa de tempo para poder confiar nas pessoas. Além de sua preocupação em matar a fome dos semelhantes.
Na Hungria aprendeu a dançar, e quando balança o seu pandeiro, trás para a terra força hipnótica e dissolve as energias negativas através do barulho das lâminas. Por isto seu fundamento é sempre através dos sons e quando utiliza seus baralhos, o jogo de cartas acompanha também uma pulseira de guizos (c/ 13 guizos dourados) que ela joga aos pés do consulente e também sacode em volta dele, para tirar a energia negativa. Utiliza também água que tem que ser mineral, as vezes deixa cair desde a cabeça do consulente, e outras vezes joga só em volta. Com maçãs e frutas secas e cristalizadas, faz feitiços para harmonia (ela detesta brigas, e quando manda a pessoa comer alguma coisa que esteja sendo trabalhada por ela, pode ter certeza que a paz voltará), prosperidade (protege e trás trabalho, principalmente através da venda de alimentos) e saúde (para o corpo físico e astral).

Ela se apresenta simpática, um pouco tímida, quando confia no lugar onde esta, conversa e ri, mas a princípio, fica analisando tudo primeiro. Aceita fitas coloridas de presente, para que ela possa pendurar em seu pandeiro, frutas e potes ou jarros de vidro. Quando ela esta entre nós, mesmo que esteja silencio, parece se ouvir uns barulhinhos de guizos ao longe, e algumas pessoas sentem um gosto doce na boca.
Sua magia se dá quando ela balança o pandeiro ou divide seu licor (de rosas c/ maçã, que é a sua bebida predileta), quando balança seus guizos suavemente, significa que esta tirando tudo de mal que esta no ambiente. Os efeitos físicos no médium são muito presentes embora sutis, a face ganha expressão suave e misteriosa, ela não fala muito, mas quando fala, nota-se alterações de voz, ora muito femininas, ora muito fortes.
Ela trabalha com os guizos, com potes de vidro de todo tamanho, e com o pandeiro. O pandeiro geralmente esta na mão direita, ela o balança de várias formas dependo do problema a ser resolvido. Os potes são para fazer magias para amor, saúde e vida espiritual. Quando ela balança os guizos em torno do consulente significa que ele esta sendo perseguido espiritualmente ou prometeu alguma coisa e não cumpriu. E também quando a pessoa não esta com a postura que deve (fazendo coisas erradas).
Obs: É uma das poucas ciganas que sabem fazer magias para o mal se preciso for, por isso tem sempre um vidro de pimenta com ela. Na maioria dos casos ela nunca mexe nele, pois se um dia resolver abrir, o terremoto acontecerá, pode ter certeza.
Sensações comuns na incorporação de Poliana: Sensação de dor nas cadeiras, ter uma força adormecida, aumento de peso, sensibilidade aguçada, e vontade de dar comida às pessoas, conflito de sensações e impressão de forças nas mãos.

Cigano “Kaku Ramirez”

Este cigano protege os mantenedores da família, os que saem de casa para buscar o sustento da família, protege contra forças astrais que não são positivas, busca resolver os casos mais urgentes, pois sabe do tamanho de sua força. Protege os animais, os desesperançados, os que sofrem injustiças e os que estão em tratamento de saúde física e astral.
É de origem Espanhola da Cataluña, ao Sul da Espanha, onde moram os Ciganos Kalons (portugueses e espanhóis), que são devotos da Virgem de Triana. É por excelência um cigano caçador, junto com a Cigana Esmeralda protege a fartura de alimentos. Este Cigano é muito sério e esta sempre muito atento, como ele costuma dizer, “as cobras saem dos buracos que a gente não espera”.
Ele não tolera falsidade, nem traição, desmascara, ou despreza a pessoa. Em vida foi um grande caçador, por isto tem mãos de galétzo (cozinha), sabe se virar bem sozinho. E também por ter atenção treinada, sabe qual será a reação das pessoas ante determinado problema. Ele foi também ourives no final de sua vida, por isto seus protegidos gostam tanto de ouro. Ele ajuda quem quer e pode ser ajudado, descarta os sem fé e perseverança. Sua magia é o feitiço dos olhos. Quando ele fica bebericando algo e olhando, está trabalhando numa magia muito forte. O punhal, o cherandá (uma almofada grande), cordão de ouro (que ele joga, num oráculo próprio), chicotes para ginetes (para cavalos) e o chapéu são objetos que ele não dispensa. Pois passa grande tempo sentado, articulando suas estratégias de trabalho.
Trabalha com água, aguardente, e frutas diversas. Faz magias para que não falte o sustento e nem o alimento, curas, da conselhos, e só tira o chapéu para imagem de Santo e pessoa idosa e respeitada. Geralmente tem um cachorro, que fica a seu lado, enquanto ele trabalha. Por vezes não é falante, mas quando fala algo é com toda certeza e convém ouvir, porque ele é um Barô (cigano sábio). Não é muito de dançar, fica mais observando tudo. Seu animal é o Husky Siberiano (um lobo domesticado) que o ajuda em seus feitiços. Suas cores são variadas. Seus passes são feitos com o chicote. Aceita bebidas finas e objetos de ouro e de caça. Quando está na aura do médium, toma um ar sóbrio e cauteloso, é bonito e observa antes muito antes de atender às pessoas. Somente depois de saber os problemas é que vai dar conselhos e direcionamentos. Como um eterno caçador, prefere por vezes ajudar até mesmo sem que a pessoa saiba.
Ele trabalha com um chicote, um cordão de ouro, que ele joga no chão e conforme a caída ele oracula e prediz sobre os problemas que a pessoa esta passando. O chicote fica pendurado nas mãos, ele movimenta pelo ar em volta da pessoa limpando a aura dela. Como um caçador experiente ele da muitos sinais com os olhos para os espíritos que estão presentes, para os encarnados e para os amigos, quando deseja comunicar algo sem palavras.
Obs: Quando ele olha entre a fumaça e os pêndulos de ouro que trás, é sinal que a pessoa precisa de ajuda, mas como um bom caçador, deixa que as Ciganas cuidem do caso na terra, enquanto ele cuida dos espíritos que podem estar atormentando o consulente.
Sensações comuns na incorporação de Ramirez: Sensação de ter uma força masculina muito forte, aumento de tamanho das costas, braços pesados, e vontade de sentar-se e ficar observando (trabalhando, em fortes magias).

CIGANA YARA

A cigana Yara é um verdadeiro encanto, muito graciosa e educada.
Essa entidade é mestra na cartomancia.
Costuma ajudar muito seus médiuns, e é de uma generosidade
incrível. Excelente conselheira, não costuma trabalhar a magia e
nem pedir oferendas.
As ciganas que trabalham com a cartomancia, indicam possibilidades
de escolhas aos consulentes, e por isso mesmo, ele deve trilhar e
conquistar seu caminho, com suas próprias forças.
A cigana Yara, embora especialista nas artes divinatórias, só revela
o que pode e deve ser revelado, no momento oportuno. Mas sempre
tem uma palavra amiga.
Em suas manifestações, não costuma dançar muito, prefere ficar
sentada, lendo as cartas ou simplesmente "observando".
Outra característica sua é a simplicidade e a modéstia.
Sorte do médium que tem cigana Yara como mentora, e segue seus
conselhos. É muito fácil e gratificante trabalhar com essa entidade.
Claudia Baibich

Cigano Pablo Ramirez

Este cigano é natural da Turquia, e é do clã ligado a Cigana Yasmim, trabalha sob as suas diretrizes e conselhos. Foi em vida um grande comerciante de tapetes, provavelmente um Horahanê, teve uma vida bastante atribulada.
Desde pequeno seu pai havia falecido numa viagem que fez ao Egito, para trazer artigos de venda para seu comercio que foi anos depois herdado por Pablo. Seu pai, um horahane, buscou na Espanha, a mulher (a Cigana Violeta) de sua vida e mae de Pablo, havia ensinado ao pequeno que independente de Cla, devia ele tomar conta de sua mae e das mulheres que entrassem em sua vida, poupando-as dos perigos que por ventura a vida apresentasse. Assim logo depois de crescido passou a fazer as viagens por todo oriente para comprar artigos de venda.
Tinha um bom gosto incomum. Assim como a mediunidade que lhe proporcionava uma intuição impar, alem de ter aprendido com os pais sobre os sinais do tempo, o que lhe servia de bussola e alento em sua vida.
Quando fez 42 anos, já considerado bem idoso para a epoca, ele resolveu preparar seu filho, que já havia feito varias viagens com ele para lhe suceder, ficando na Turquia. Assim foi feito. Nesta epoca ele já era viuvo, e mesmo sem ser assiduo, frequentava as festas dos clas amigos em toda a Turquia. Um dia ele conheceu uma cigana, já monisha (casada), que se apaixonou por ele, apesar de seu jeito sempre serio. Mas justamente por ser um homem te tao poucas palavras que a encantou. Ele tambem a achou muito encantadora e ficou muito pensativo quanto a isso por se sentir um homem ainda novo, jovem e viril. Mas serio como era logo rechaçou a ideia de trair. Por mais que ela lhe fosse atraente, por mais amor que sentisse.
Pablo era um homem muito ilibado. Ela o tentou, indo em seu comercio, demonstrou interesse e posteriomente amor. Ele por mais que sofresse, não deixou que ela soubesse que ele lhe tinha bem querer. Isso o machucou por dentro, deixando-o ainda mais recluso. Ficando bastante fragilizado. Uma amiga dele que apesar de não saber, sentiu que ele não estava bem, e o convidou para aperfeiçoar seus conhecimentos em reunioes de estudos iniciaticos. Ele se aprofundou tanto que começou a ser considerado padrinho da abertura de caminhos, com vigor e alegria. Conseguindo sanar a dor daquele amor, que como ele dizia aos mais intimos: “Eu marquei um encontro, mas cheguei fora da hora”. Sendo assim, conseguindo plenitude e tendo seu filho para tomar conta dos negocios, cada dia se aperfeicoava mais, estudanto todos os tipos de magia, da iniciatica cigana ate a magia cerimonial dos mestres franceses. Foi tambem um dos fundadores da “Vurda Trijda” (O Terceiro Clã), que é uma sociedade secreta de ciganos, composta somente por homens, praticantes de bruxedos, vestem negro nos rituais, e que desvendam o funcionamento das forças naturais. Isso o fez grande mago.
E por este motivo de ser conhecedor destas forças, e lembrando dos ensinamentos de seu pai, fez-se protetor, das mulheres, crianças e estudiosos de magia, principalmente os oraculadores, orienta tambem as mulheres. Sendo conselheiro de clas de ciganas, que são especializadas em magia natural. A aparencia, a imagem de homem forte impressiona, apesar da idade.
Tem jeito serio, mesmo quando alegre, altaneiro e pouco falante, quando seus protegidos necessitam, ele penetra no campo mental, com leveza, mas de forma marcante. Seu ditado favorito é: “Tive erros e acertos, e as vezes me arrependi sim, não tenho compromisso de marcar erros”, assim é o jeito de Pablo Ramirez, simples, claro e fidedigno com um cigano.

Cigana Safira

É protetora dos perseguidos, dos que sofrem injustamente, e que muitas vezes não tem como se defender. A Cigana Safira, protege os indefesos, os inocentes, os tímidos e os tristes.
É de origem Européia, da Alsásia, uma região que fica entre a França e a Itália, de um povoado ítalo-hispânico, em que habitavam os Kirilésh (nome de um Clã, oriundo da Cataluña). Foi muito perseguida em vida, por isso ajuda aos que precisam de força e luz nos mais diversos setores da vida. Suas magias tem fundamentos diversificados por causa das muitas viagens que fez ao redor do globo.
Destacam-se as de origem Espanhola, Árabe, Egipsiana, Nigeriana e as típicas da rromhá. Ela quando entre nós é encantadora, e quase nos hipnotisa. Pela leveza e firmeza com a qual se apresenta. Tem mão de jogos tradicionais como das Radens, Buena Dicha e Quiromancia. Por vezes é dura e aconselha com firmeza, observando todos os lados da questão, e analisando rapidamente. Faz magias para amor e saúde a base de frutas e flores, sua fruta predileta é a maçã. Mais o fundamento mais forte, é quando ela só olha e dança ao redor do consulente. Com este gesto tira todas as mazelas, e energiza a pessoa ao mesmo tempo.
Onde chega sua energia sutil é notada, sua cor favorita é o azul, que embora considerada uma cor fria, no corpo do protegido incorporado, as vestes ganham uma leve camada dourada, que impressiona à todos que estejam perto da Cigana Safira.
A água energizada com uma maçã inteira dentro do jarro, é distribuída aos que precisam de ajuda da Cigana e a maçã é presenteada ao mais necessitado. Quem ganha esta maçã pode ter certeza que com as instruções que a Cigana der, terá muitas chances de resolver seu problema em pouco tempo. Sensações comuns na incorporação de Safira: Conflito de sensações físicas e emocionais, quentura acima dos órgãos genitais, pressão no coração, incomodo no pescoço e topor geral.

Cigana Olga

Esta cigana é natural da Alemanha, embora tenha passado muito tempo na Espanha Mourisca, falando bem tanto o espanhol, quanto o alemao. Olga era uma mulher que desde cedo desenvolveu tecnicas oraculares. Quando nasceu, ja veio para a terra com uma missao. O berço escolhido para nascer, foi uma casa de magia.
Sua mãe, cigana afamada, trouxe Olga ao mundo, para mostrar que era fértil. Em virtude de nascer em meio a magia, era uma criança diferente. E foi irritando sua mãe com o passar dos anos, dizia a genitora que ela tinha “mania” de ser “Boa”. Alimentava bichos, dava pão aos famintos, rezava pelos doentes. Olga gostava de aprender magia, para poder ajudar as pessoas. Foi crescendo causando este descontentamento. Aprendera logo o que não devia fazer. A tenda afamada pelo poder que detinha, foi com o tempo ganhando outra fama, de lugar serio e bom. Ia modificando as pessoas que gravitavam ao seu redor, antes discípulas do dinheiro, agora servidoras igual a ela. Este embate foi crescendo, entre duas mulheres sabedoras de magia, que tinham o mesmo sangue, um combate do bem contra o mal.
Aos 21 anos, as festas espirituais da casa tinham uma discrepância conforme a organizadora (se Olga ou sua mãe). Numa destas festas oferecidas por sua mãe, que lutava para encantar sempre mais algum neófito, um rapaz foi, foi para demonstrar seu ceticismo aos amigos, ao ver pessoas incorporarem espiritos ficou impressionado. Ao mesmo tempo cresceu dentro dele uma curiosidade e uma crença que tudo aquilo era demonstração das forças ocultas. Imediatamente quando se viram se fez um encantamento. Eram almas que já se conheciam, e se reencontravam. Ele fez esforço por todos os meios para se aproximar mais e mais de Olga e partilhar se seu trabalho na seara branca. E assim o amor foi nascendo entre eles e solidificando os propósitos de ambos. Este rapaz desejou tornar-se um mago.
Logo sua mãe, que tanto dizia ter arrependimento de a ter parido, viu exposto o calcanhar de aquiles da filha: O amor que sentia pelo moço. Neste tempo de desacordo máximo, já havia tido que se mudar de casa. Sua mãe então uma velha feiticeira, como vingança, fez através de suas poderosas magias, o rapaz se apaixonar por ela, e abandonar Olga. O ódio e o rancor foram cultivados pela velha feiticeira que agora morava com o rapaz, fez dele seu instrumento de prazer e plantio do ódio que tinha pela filha. Assim Olga, dominada por sentimentos baixos, finge perdoar a mãe. Decide fazer um vodu dos dois para que aja o afastamento. Depois uma magia para a mae, para leva-la a perder a saúde.
Quando já muito doente, o rapaz a abandona, posto que as amarrações a base de magia não vinham sendo renovadas como no principio. Ela já muito debilitada, manda chamar Olga para morar com ela e cuidar dela. A filha vê então sua chance de acabar com a mãe. Enquanto ela mesma enlouquece. A mãe em virtude de debilidade, velhice, maus tratos e doença acaba desencarnando neste cenário de tristeza.
Olga quando vê sua mãe sem vida, cai em si, e se condena fortemente. E assim decide usar a magia nefasta contra ela mesma como castigo, faz um vodu, nesta mesma noite sem luar ela crava um prego bem no centro do coração da boneca dela mesma, vindo a falecer horas depois de varias mutilações no coração sem ataques externos, fato que intrigou os médicos da época. Sei ditado favorito é: Familia é carma, transmute e seja feliz, trate bem aos seus filhos, mais tambem saiba dizer não.

Cigana Íris

Esta cigana foi nascida na Grécia, mas seu coração foi durante toda a sua vida dividido entre os dois paises por onde viveu, alternando a sua permanencia. Ela tem caracteristicas muito fortes destes lugares. A Espanha é o seu coração artistico, onde ela conheceu o amor, e no Marrocos ela teve sua iniciação na magia.
A cigana Irís é da familia de Carmem. Nos bródios espanhóis ela conhecera a malícia do mundo. Entre as pessoas que frequentavam as grandes festas, ela conheceu um cigano turco que lhe mostrou que o mundo era muito maior do que ela pensava. Ela era muito nova, adolescente, e acreditando que tudo é eterno, se apaixonou. Os encontros eram muito esparsos devido a vigilância dos adultos nas pequenas romies. E na verdade o querer, era em virtude de uma curiosidade e assim foi. Curiosidade saciada a um alto preço.
Sensação de rompimento com a vida, de algo perdido para sempre. Ardia intensamente na alma, uma alegria em chamas, uma brutalidade gentil. Ela passou a ser devedora, não era assim que se fazia, havia uma sagração, um ritual, aprovação, e nunca uma coisa omitida (que mal sabia poder omitir por muito tempo). Foi precoce, foi iniciada precocemente, mas também ao mesmo tempo nascia em Íris, uma liberdade sem ensinamento, uma flor colhida a seu tempo. Nesta primeira vez, tão sem calma, tão sem remanso, tão perseguida de prejuízos, ensinou que assim se alternam as vidas. Nos ensinamentos tortos, e sofridos, para tudo há motivo.
O encontro se deu próximo ao Arroio, que desembocava no mar, vi, gostei, amei, guardei para mim os meus devaneios. E ele correspondeu, amou, e deu vazão. Amaram-se, sem poder evitar. A benção do milagre, logo se fez, o milagre virou desgraça, no bebê não podia lavrar à faca (não se pode enfiar a faca na barriga de uma grávida), mas na feitoria (no pai), sim. Ele fugiu, não se sabe, se viveu, nem agora, nunca mais o encontrou. Ela sim, barriguda, triste com o fruto de um pecado à mostra para todos, foi tomada por lumiasca de um só homem, fugitivo talvez morto, porem o milagre ia vingar. Desde aquele dia de São Sebastião, e agora 02 dias depois do dia de Santa Edwiges, em pleno trabalho de parto pensava que foi como tinha de ser.
O bebê que esperavam ser macho era fêmea, para piorar ainda mais a situação, separam-na da criança sem seu consentimento, com argumentos de que a criança teria vida melhor e encontrará nosso clã na hora certa. Casa-se depois, mas nunca se esquece de sua florzinha, ela fica com uma tia com jeito duro e coração mole. A ciganinha cresce, inteligente, porem introspectiva, teimosa, bonita, talentosa e intuitiva, assim contam as cartas que Íris, deita a noite. Esta ciganinha cresce ao meio de duvidas, próprias de quem vive longe de sua genitora, embora ela tenha certeza que o vento sempre trás de volta o que levou.
E sua filha era assim, difícil, a menina crescia com suas próprias observações diante da vida. Era difícil entender, suas próprias considerações sobre liberdade. A religiosidade sempre presente, Íris sofria, aguardando o tempo certo, que o vento lhe trouxesse o que levou. Aguardou por muito tempo, teve outros filhos, mas nunca se esqueceu do fruto do amor proibido. Aos 27 anos se entregou ao mar, no alto mar, por dor, covardia, coragem, tristeza e assim voltou ao astral, onde mal sabia que meu caminho só estava começando. Por isso ela rege o entendimento na magia, tem satisfação em ajudar, para que outras pessoas não tenham ideias de abreviatura da vida como ela. Trabalha com o oraculo das Flores em homenagem a filha que não viveu com ela.
CIGANA YASMIN

A DÔCE CIGANA YASMIN

APRESENTA-SE COMO UMA JOVEM MULHER, PELE MORENA CLARA, CABELOS

LONGOS E E NEGROS.

É MUITO SUAVE AO FALAR E CARINHOSA COM TODOS.

VIBRA NA COR AZUL E VERDE.

PREFERE OS METAIS PRATEADOS AOS DOURADOS, USA TORNOZELEIRA, BRIN-

COS E PULSEIRAS, NÃO USA LENÇOS.

GOSTA MUITO DE DANÇAR, AS VEZES LÊ AS CARTAS EM SUAS CONSULTAS.

EM SUA MANIFESTAÇÃO NA UMBANDA, TRABALHA CRUZADA COM IEMANJÁ.

ATUA MAIS NOS CASOS DE AMOR, QUE EM OUTRAS QUESTÕES.
AJUDA COM SUA DÔCE MAGIA A ESQUECERMOS AMORES NÃO GRATOS.

cigana Dara

A Cigana Dara, foi uma pessoa que necessitou lutar muito para alcançar seus objetivos, porem com a experiencia astral de sua vida pregressa, ela considera cada empecilho um desafio a ser superado. Sempre diz que é do mundo, pois seu acervo de magia é tao grande quanto o seu coração. Ela teve uma vida muito dificultosa. Sara, quando ainda no astral, queria, implorava por voltar a terra. Tinha muito a fazer por aqui. Sentia falta de tudo aqui. Retorna numa família em que a magia era tão normal quanto abrir os olhos. Começa a vivencia como cigana. E assim nasce Dara. Sua familia era sabedora de muitas magias, de como manipular os elementos, magias brancas, negras, impostas, naturais, de círculos........ As mulheres eram magas, algumas vezes virtuosas, mas na maioria das vezes... vaidosas, o que comprometia toda a manipulação, quase sempre deixando a parte negra falar mais alto. Morava com sua família numa kumpania, que ficava numa sesmaria portuguesa, local ermo que foi recebido para ser cultivado, porem o cultivo lá eram somente de ervas mágicas, e feitiços diversos. Nem mesmo a Igreja ou o Reinado se dispunham a incomoda-las diante do pavor que distribuíam gratuitamente. Elas viviam afastadas, mas eram procuradas por discretas seges fechadas, para encomendar feitiços para os mais abastados. E assim na base do ganho de muito dinheiro, sobreviviam em sociedade fechada e oculta. Em outras vivencias tinha ela deixado para trás muitos débitos astrais. Assim de posse de muitas informações da magia seguia em seu caminhar, aprisionando espíritos incautos, impuros, sedentos, viciosos e perdidos. Ela conhecia orações malignas, que servia tanto para encastoar pedras quanto para atingir pessoas que estivessem longe. Um dia um padre de má índole tanto enredou Dara com seu charme e virilidade, ela em plena idade procriadora (17 anos apenas) se entregou. Com o passar dos meses, o fruto de seu ventre nasceu, sob a lua da Sexta Feira Santa. Na época que seu filho nasceu foi instaurada a Santa Inquisição e os Tribunais do Santo Oficio estavam mais ativos do que nunca. Duas irmãs já tinham sido levadas à fogueira. Este padre a propunha então proteção. Desde que ela fizesse com suas magias que ele chegasse ao poder. Trato feito. Esperou-se então a Lua Cheia e em reunião decidiram que armas mágicas utilizar. Fizeram uma reunião, onde usaram a força do menino, expondo-o na mesa, onde era feita a magia. Assim posto, digo feito, em 9 luas, o padre chegou a ser designado para auxiliar, as mais altas autoridades do clero, com lugar de destaque. Deixando para trás muitos outros sacerdotes preparados. Pela primeira vez o desespero tomava conta de Dara, e como castigo do pai eterno, ela começou a ter muitos sonhos com o filho que havia parido. Aos poucos todas as irmãs, foram capturadas pela Santa Madre Igreja, restando Dara se esconder como bicho até conseguir ter com o eclesiástico. Estando com ele cobrou-lhe a proteção, ele apenas riu e a expulsou. Ao sair, foi denunciada e logo presa pelo Tribunal foi levada à fogueira, retornando mais uma vez ao astral, tendo falhado na missão, que era manipular os elementos para sanar os sofrimentos alheios. Por isso hoje no astral, Dara, encanta a quem a ve trabalhar, usando os elementos numa linha pura e cheia de amor, tentando sanar os sofrimentos das pessoas. Seu ditado favorito é: Toda moeda tem dois lados.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

COMIDA DO ORIXÁ OXUMARÉ

#CANGICA
>>Cozinhar cangica amarela , três ovos e uma banana prata com casca. Os ovos serão descascados e postos enfeitando por cima da cangica , em pé e a banana com casca deitada entre os ovos. Abre-se um melão e enfeita-se o prato com suas fatias em número de 7 .


#OMOLOCUM
>>O omolocum de Oxumaré é feito de feijão fradinho cozido com água e dende.
Amassá-lo com uma colher de pau.
Cozinhar três ovos que depois de descascados enfeitarão o prato também acrescido de uma banana cozida sem descascar.Deita-se dende no momento do ofertório

#ACASSÁ
>>Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.
Sem qualquer resíduo até amolecer ,
Ralando-se depois.
Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso ,
Isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-

#EFÓ
>>Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo Ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

#EJÁ
>>Bastante coentro e cebola ,rala-se tudo com sal,
Até tornar-se pasta em seguida põe-se limão espremido.
Bastante peixe e azeite -de-dendê

##EJÁ FUNFUN
>>Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho esprimido.Reserve por melo menos 1 hora.
Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce.Reserve.
Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, fore a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite e metade de tomate picado.
Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra sim o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.
Sacudindo de quando em vez para não grudar os engredientes

#JACICOU
>>Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos . Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite de dende


#PIRACAIA
>> Para fazer o peixe nas brasas , requer que se faça o fogo com lenha .Os peixes são envolvidos em folhas verdes de bananeira e temperados a gosto.Pode ser feita do peixe mais comum na região ou o peixe relativo ao objetivo.

#QUIBÊBE
>>Toma-se um pedaço de jerimum e corta-se em pedaços pequenos. Escalda-se um pedaço de carne de sol para tirar o sal , cortando em seguida em pequenos pedaços , também como o jerimum .
Machuca -se um pouco de alho , cebola , salsa e despeja - se na panela .
Por para cozinhar ,juntando pimenta do reino , até o caldo ficar bem grosso.

#Quizibu
>>Milho verde debulhado e quiabos verdes temperados com bom torresmo e bem cozidos até ficarem como papa.
Come-se com carne de sol passada nas brasas

#ZORÓ
>>Ensopa-se o camarão com ervas. Temperar com azeite-de-dendê , salsa ,coentro , cebola ,cebolinha , e pimenta , tudo bem raladinho .-
COMIDA DE OBALUAIE

=ABACAXI-XAPANÃ-AGRADO

-2 CHICARAS DE CHÁ DE CALDA DE ABACAXI.

-2 OVOS CASCA BRANCA.

-2 CHICARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR OU MEL.

-3 CHICARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO.

-1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ.

-5 CHICARAS DE CHÁ DE ÁGUA.

Afervente os pedaços de abacaxi com água por 20 minutos. Bata no liquidificador,coe e reserve o caldo e o bagaço separadamente.

Bata as claras em neve,misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar e a farinha,sem parar de mexer.

Acrescente 2 chicaras de chá do suco e o fermento.Misture bem.

Asse em forma untada em forno moderado.-



=ACASSÁ

-CANGICA BRANCA-

-FOLHA DE BANANEIRA-

-ALGUIDAR DE BARRO-

-VELA BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.

Sem qualquer resíduo até amolecer,ralando-se depois.

Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso , isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-



=AGRADO PARA exus que TRABALHAM NO CEMITÉRIO

Para fazer agrado para exu,subordinado direto do sr OMULU, portanto trabalhador no cemitério você precisa:

- UMA BANDEJA OU ALGUIDAR-

· UM BIFE CRU DE CARNE DE PORCO-

· FARINHA DE MANDIOCA-

· UMA CEBOLA ROXA-

· AZEITE-DE-DENDÊ-

· PIPOCA-

· MILHO DE GALINHA-

· UMA GARRAFA DE CACHAÇA [garrafa de vidro]-

· UM COPO DE VIDRO ,BRANCO,SEM USO-

· UMA CAIXA DE FÓSFOROS-

· UMA VELA VERMELHA-

· UMA VELA BRANCA-

· UMA VELA PRETA.-

Para efetuar este agrado deverá fazer uma farofa crua de mandioca com dendê,misturar bem.Lambuzar o bife nesta farofa como se fosse a milaneza.

Forrar o fundo do alguidar ou bandeja com folhas de mamona roxa.Colocar a farofa no fundo,em seguida colocar o bife de carne de porco.

Enfeitar o prato com as pipócas e o milho de galinha assado,repare que refiro ao milho de galinha assado e não queimado como muitos colocam.Asse o milho no forno até ele cheirar como se fosse um bolo de milho,e na cor dourado-alaranjado.OK?Continuando...colocando quatro rodelas de cebola roxa nas pontas do prato, enfeitando.

Na quarta-feira você pode despachar este ebó na morada principal dos exus,ou seja,no cemitério,ao lado do primeiro túmulo preto a esquerda da entrada,neste momento sim,acenda sua vela preta,procedento como anteriormente,primeiro agradeça depois peça.

Este agrado tem como finalidade acalmar,e pedir ajuda principalmente para doenças.Também é um importante ebó para você agradar exu antes de agradar Omulu.



=AGRADO XAPANÃ

-ALGUIDAR DE BARRO.

-MEL.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-1 OU 4 CEBOLA ROXA.

-MILHO DE PIPOCA.

-1BIFE DE CARNE DE PORCO,LIMPO.

-Num alguidar de barro , coloca-se no fundo , uma porção de euim.

-a seguir coloca-se farinha de mandioca e , sobre ela derrama-se epô.

-com a mão esquerda , mistura-se toda e assim, se obterá o iami

-em cima do miami coloca-se um ou quatro alobaça roxa cortada em rodelas ou em quatro gomos , sem separar os gomos.

- por cima do alobaça deita-se epô.

- feito isto coloca-se deburú , feitas no fogo com areia lavada , sem sal , ficando os deburús enfeitando o prato e finalmente , coloca-se um bife de carne de porco , cru , limpo ou seja:sem gordura e sem tempero.



=BATATA DOCE, Xapanã ,SAUDE



-2 BATATAS DOCE DE TAMANHO MÉDIO.

-2 COLHERES DE SOPA DE MEL DE CAMOTIM.

Descascar as batatas e corta-las em cubinhos,colocando a cozinhar com 2 copos de água,levando à fervura.Reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo lento por aproximadamente 30 minutos,ou até as batatas ficarem macias.Para problemas de estomago tomar 4 colheres de sopa antes de deitar.Espalhe o mel sobre as batatas e agite-as até ficarem bem cobertas.

-arriar na quarta-feira

-despachar na sexta-feira

-horário melhor é 21 hs

-Vela vermelha



=BOBÓ

-PIPÓCA-

-INHAME,AIPIM,MANDIOCA,ETC.,..-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-VELA VERMELHA-

Inhame descascado e cozido,cortado em fatias , fervido em seguida amasse e misture no azeite -de-dendê com camarão ralado,cebola,pimenta malagueta.Faça um purê com todos os engredientes juntos.Enfeite com pipocas.



=BRÁS,são Dai-nos SENHOR , a graça de imitar a constancia do bem-aventurado são BRÁS, vosso mártir e pontífice, para que, permanecendo firme na fé que ele ensinou , e tornando- a viva com obras boas , sejamos companheiros de sua coroa na glória , por CRISTO nosso SENHOR. Amém.



=BUENGUÊ

-CANGICA BRANCA-

-MEL-

Cozinhar cangica branca e quando estiver amolecida adoçar com mel . Servir em tigela branca.



=CALVÍCIE

-2 MOSCAS DOMÉSTICAS.

-AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM.

Para curar calvície pegan-se duas moscas domésticas e atira-se numa frigideira onde esteje fervendo azeite de oliva extra-virgem.

Deixa-se que as moscas fervam bastante com o azeite.Após retirar do fogo deixe esfriar e coloque num vidro escuro,e passe todas as quartas feiras algumas gotas deste óleo nos locais de falha de cabelo.



=CASSUANGA

- FARINHA DE MILHO-

- ÁGUA -

- SAL -

- LEITE -

- AÇÚCAR -

O fubá de milho borrifado com água e sal,é levemente levado ao fogo para ser torrado. Sendo servido com leite e açúcar.

PODE-SE FAZER DE OUTRO MODO:

Põe-se o fubá ,amendoim e açúcar juntamente para torrar ,

pisando-se no pilão,Fazendo daí uma suculenta paçoca.





=CAVEIRA,exu,AGRADO.

Para fazer agrado para este exu,subordinado direto do sr OMULU, portanto trabalhador no cemitério você precisa:

- UMA BANDEJA OU ALGUIDAR-

· UM BIFE CRU DE CARNE DE PORCO-

· FARINHA DE MANDIOCA-

· UMA CEBOLA ROXA-

· AZEITE-DE-DENDÊ-

· PIPOCA-

· MILHO DE GALINHA-

· 4 FOLHAS DE MAMONA ROXA-

· UMA GARRAFA DE CACHAÇA [garrafa de vidro]-

· UM COPO DE VIDRO ,BRANCO,SEM USO-

· UMA CAIXA DE FÓSFOROS-

· UMA VELA VERMELHA-

· UMA VELA BRANCA-

· UMA VELA PRETA.-

Para efetuar este agrado deverá fazer uma farofa crua de mandioca com dendê,misturar bem.Lambuzar o bife nesta farofa como se fosse a milaneza.

Forrar o fundo do alguidar ou bandeja com folhas de mamona roxa.Colocar a farofa no fundo,em seguida colocar o bife de carne de porco.

Enfeitar o prato com as pippcas e o milho de galinha assado,repare que refiro ao milho de galinha assado e não queimado como muitos colocam.Asse o milho no forno até ele cheirar como se fosse um bolo de milho,e na cor dourado-laranjado. OK? Continuando... colocando quatro rodelas de cebola roxa nas pontas do prato, enfeitando.

Após o prato preparado ,e se for possível arriar em sua casa ,faça o seguinte:

-Acenda primeiro a vela vermelha e ofereça para BARÁ AGELU.

-Após arreie seu ebó e acenda a vela branca, abra a cachaça e coloque até a borda do copo a cachaça oferecendo tudo a seu CAVEIRA.

Inicie agradecendo a ele,acreditando no seu comparecimento no local do arriamento e faça seus pedidos .

Este trabalho você deve fazer e arriar numa quarta-feira.Estou partindo do pressuposto que você esta arriando primeiro em sua casa .Na sexta-feira você pode despachar este ebó na morada principal deste exu,ou seja,no cemitério,ao lado do primeiro túmulo preto a esquerda da entrada,neste momento sim,acenda sua vela preta,procedento como anteriormente,primeiro agradeça depois peça.

Mas se você não pode arriar em casa ,faça o procedimento todo no cemitério,e se por ventura não poder fazer no cemitério,exu CAVEIRA com certeza receberá, em área verde, ou em mato próximo a árvore velha e seca.Este agrado tem como finalidade acalmar,e pedir ajuda principalmente para doenças.Também é um importante ebó para você agradar este poderoso exu antes de agradar Omulu.



=DEBURÚ

-MILHO DE PIPOCA.

-AREIA LAVADA.

Colocar em uma panela de ferro ,areia lavada , deixar esquentar para em seguida por um punhado de milho de pipoca.Após pipocar , retirar as que estiverem mais abertas ,

e colocar em prato branco.Entregar aos pés do orixá ou em um cruzeiro do cemintério .



=ECONOMIA

-MOEDA DE MAIOR VALOR CORRENTE.

Deve-se pegar uma moeda de maior valor e guardar por 4 dias , após dar de esmola em nome de OBALUAIÊ



=EFÓ

- LINGUA-DE-VACA-

- CEBOLA SECA-

- PIMENTA MALAGUETA SECA-

- CAMARÕES SECO -

- SAL -

- AZEITE-DE-DENDÊ -

Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.



=FAVAS XAPANÃ-DINHEIRO

- 1 KG DE FAVAS.

- 1 COLHER AZEITE-DE-DENDÊ

· 100 GRS DE TOUCINHO FRESCO.

· SALSA.

· 400 GR LINGUIÇA DE PORCO CORTADA A FACA .

· PUNHADO DE PIPOCA .

· 1 CEBOLA MÉDIA PICADA.

Descasque e limpe as favas.

· Leve ao fogo uma panela com água, e deixe ferver.

· Derrame dendê na água.

· Coloque as favas e deixe cozinhar por uma hora.

· A parte frite o toucinho cortado em pedaços.

· Retire os torresmos que se formarem e nesta gordura refogue a cebola.

· Corte a linguiça em 14 pedaços e frite junto com a cebola na gordura do toucinho, que só deve ser dourada na gordura após retirar a linguiça.

· Escorra as favas para secarem e misture ao refogado.

· Coloque em uma tigela de barro para Xapanã.





=FEIJOADA PARA OMULÚ

-FEIJÃO FRADINHO- se for agrado.

-FEIJÃO PRETO-se for obrigação.

-CARNE DE PORCO SEM OSSO.

-LINGUIÇA DE PORCO CORTADA A FACA.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-CEBOLA ROXA.

-CAMARÃO SECO.

Deixar feijão preto de molho , lavar a carne de porco,linguiça de porco .Colocar tudo para cozinhar como uma feijoada quando passar para o alguidar deitar azeite-de-dendê e enfeitar com rodelas de cebola roxa e camarão seco.Entregar no cruzeiro das almas.



=OBALUAIÊ Se nós corremos de volta. Se corremos de volta. Sê nos licença nos caminhos. Senhor da vida .

Vós que acordais as criaturas.

Seja bom para mim .

E dê-me licença nos caminhos.



=SAÚDE EXU DA MEIA-NOITE

-UM BIFE DE CARNE DE PORCO-

-UM ABACAXI-

-UM ALGUIDAR VITRIFICADO-

-UM PUNHADO DE PIPOCA-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-UMA VELA BRANCA-

Descasque somente a lateral do abacaxi,deixando a base e a ápice,ou seja deixa a coroa dele intacta.

De um corte em cruz no sentido cima para baixo no abacaxi.

Pegue o bife de porco e divida em quatro pedaços.Passe os pedaços de bife diretamente na pele da pessoa doente,uma por uma.A cada pedaço que passar ,após coloque ele dentro do corte feito anteriormente no abacaxi.

Terminado de passar os quatro pedaços,coloque o abacaxi no alguidar e enfeite com pipocas.

Acenda a vela e faça seus pedidos,não precisando este axé ser despachado no cemitério,mas sim e de preferência em uma campina.Procure quando despachar este ebó colocar em local que não exista trânsito de pessoas principalmente crianças,pois existe a possibilidade da doença retira pelo poder deste exu passar para alguém que pise no axé após despachado.
COMIDA DO ORIXÁ NANÃ

#PUDIM
>>Amolecer o pão transformando-o em uma pasta, em seguida , junta-se cravo e canela , mais camarão seco.
Mistura-se tudo e coloca-se em uma tigela.Cortar couve em tiras bem finas e fritar no dendê . Colocar nas bordas do prato para enfeitar

#SARAPATEL
>>Para o sarapatel de Nanã , limpa-se e pica-se os miúdos de porco. Passa-se bastante limão e coloca-se a cozinhar. Prepara-se um tempero com limão , coentro ,salsa , cebolinha pimenta -do-reino , cominho , loro e acrescenta-se aos miúdos deixando tudo cozinhar.

#MINGAU
>>O mingau para nanã é preparado com creme de arroz , leite de coco, após pronto colocar em uma tigela e acrescentar uma laranja-lima.

#ABERÉM
>>Coloque farinha de milho branca a ferver em banho maria sempre mechendo para não embolar . Fazer bolinhos e colocar em folhas de bananeira. Amarrar e servir em tigela branca .-

#ACASSÁ
>>Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.
Sem qualquer resíduo até amolecer ,
Ralando-se depois.
Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso ,
Isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-

#BOBÓ OU IPETE
>>Inhame descascado e cozido,cortado em fatias , fervido em seguida no azeite -de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta.

#BUENGUÊ
>>Cozinhar cangica branca e quando estiver amolecida adoçar com mel . Servir em tigela branca.

#EFÓ
>>Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

#EJÁ
>>Bastante coentro e cebola ,rala-se tudo com sal,até tornar-se pasta em seguida põe-se limão espremido.
Bastante peixe e azeite -de-dendê

#EJÁ FUNFUN
>>Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho esprimido.reserve por melo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce.Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, fore a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite e metade de tomate picado.
Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra com o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.
Sacudindo de quando em vez para não grudar os engredientes

#JACICOU
>>Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite-de-dende

#OLELÉ
>>Olelé é feito da mesma massa do acará , temperado com cebola , camarão seco e dendê , depois da massa pronta ,o abará é enrolado na folha de bananeira para cozinhar no vapor .

#ZORÓ
>>Ensopa-se o camarão com ervas.
Temperar com azeite-de-dendê , salsa ,coentro , cebola ,cebolinha , e pimenta , tudo bem raladinho .-
COMIDA DO ORIXÁ IANSÃ - OIÁ

ABARÁ

-Feijão fradinho-

-Cebola-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Camarão graúdo seco-

-Folha de bananeira-

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro.

Cozinha-se os embrulho em banho-maria.É este ebó já requer mais calma e trabalho meticuloso para que possa ficar a contento.Para amarrar os pacotinhos utilize as fibras que tem no tronco da bananeira.Bem este modo é o tradicional.A maneira que fomos acostumados a fazer,mas hoje primamos pela conservação e não degradação do meio ambiente, podemos então alterar este axé sem prejudicar a vibração desejada, substituindo as folhas de bananeira pela casca da banana,fazendo-a de prato,ou melhor espécie de concha.Tente portanto descascar a banana deixando a casca mais completa possível condicionando dentro o bolinho.



@ACABAR COM AS BRIGAS

CIGANA MADALENA

-1 MAÇA VERMELHA.

-SINAL DA PESSOA ENVOLVIDA.

-1 ALIANÇA[bijuteria].

-25 CM DE FITA LARGA AMARELA.

-25 CM DE FITA LARGA AZUL.

-25 CM DE FITA LARGA VERMELHA.

-1 VELA AZUL.

Corte a maça vermelha ao meio, retire o miolo e coloque dentro o nome,ou retrato ,ou cabelo juntamente com uma aliança,a aliança que pode ser de bijuteria.

Prenda as duas partes da frutas amarrando em fitas amarelas, azul e vermelha.

Acender uma vela azul para cigana Madalena.



@ACARAJÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-PIMENTA VERMELHA SECA-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO.

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto. Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente.Faça bolo ,coloque um camarão dentro e feche o bolinho.Frite o acarajé no azeite-de-dendê , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Não esqueça que orixá OIÁ gosta de pratos bem fartos. Você pode quando servir o acarajé ,em número de 15,enfeitar o prato com maça,loro, pepino .Use a criatividade,bom senso.Use o coração.A finalidade maior do acarajé é agradar,bem mais que pedir,mas sempre se conecte com seu orixá quando está executando os procedimentos de cozimento,arrumação do prato.



@ACASSÁ

-CANGICA BRANCA-

-FOLHA DE BANANEIRA-

-ALGUIDAR DE BARRO-

-VELA MARROM OU BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.

Sem qualquer resíduo até amolecer.

Ralando-se depois.

Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso,isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-



@AMOR CLANDESTINO

PIPERONA DE ALFAMA

Aqui estão vinte cinco cartas

Tome-se vinte e cinco demônios

Entrem no corpo e no sangue de ...

Nas sensações do corpo

Dizendo a [ ] amado [a]

Pois não poderá existir ou comer ou beber

e nem conversar com outras pessoas

Pelas vinte e cinco cartas ,[ ] vai bater na minha porta.



@BATATA DOCE

-2 BATATAS DOCE DE TAMANHO MÉDIO

-2 COLHERES DE SOPA DE MEL DE CAMOTIM

Descascar as batatas e corta-las em cubinhos,colocando a cozinhar com 2 copos de água,levando à fervura.Reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo lento por aproximadamente 30 minutos,ou até as batatas ficarem macias.Espalhe o mel sobre as batatas e agite-as até ficarem bem cobertas.

-arriar na quarta-feira

-despachar na sexta-feira

-horário melhor é 21 hs

-Vela vermelha



@BOBÓ OU IPETE

-BATATA DOCE-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-MAÇA-

Batata doce descascada e cozida,cortada em fatias , fervida em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta. Faça um purê com todos os ingredientes .Enfeite com folhas de loro,e se preferir pode também enfeitar com maçã.



@EFÓ

- Língua-de-vaca-

- Cebola seca-

- Pimenta malagueta seca-

- Camarões seco -

- Sal -

- Azeite-de-dendê -

Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.



@EJÁ

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite-de-dendê-

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água salgada com suco de limão , coentro e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite-de-dendê,reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os ingredientes.-



@ EJÁ FUNFUN

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite docê -

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce. Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra. Cubra o restante com cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto. Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os Ingredientes.-



@INHAMES

-Inhame,mandioca,aipim -

-Azeite-de-dendê -

-Camarão seco -

-Cebola seca -

-Tomate -

-Pimenta unha-de-moça -

-Loro -

-Maça -

Descascar inhame ,cozinhar , cortar em fatias.

Fritar no azeite-de-dendê . Enfeitar o prato com camarão seco, cebola em rodelas ,pimenta e loro ,também rodelas

de maça.



@JACICOU

-Camarão-

-Cebola seca-

-Coentro-

-Tomate-

-Pimentão verde,vermelho e amarelo-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Arros-

-Farinha de trigo-

Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite . Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos .

Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite-de- dendê .



@JUSTIÇA

Pegar três espigas de milho e três lenços vermelhos deixando no igbá de IANSÃ por 3 dias.

Pegar três garrafas de cachaça ,abri-las e deixar em forma de triângulo no igbá de Bará,também por 3 dias.

Após os três dias passa-se as espigas com casca e tudo no corpo da pessoa,embrulha-se uma em cada pano e entrega-se a Bará AGELÚ { }.

Depois de 7 dias ,desembrulha-se tudo despachando as espigas em uma encruzilhada junto com a cachaça.

Em casa amarra-se os lenços na cabeça da pessoa , que deverá dormir por uma noite com eles amarrados na cabeça . No dia seguinte constroem-se três bandeiras , uma com cada lenço ,leva-se ao local onde as espigas e a cachaça foram despachadas , cravando as bandeiras ali.



@MAÇAS

-9 maças.

-Cangica branca.

-5 ou 9 rosas vermelhas.

Cozinhar 9 maças com água .Cozinhar cangica branca. Colocar em uma tigela a cangica cozida e após as maças, enfeitando com rosa vermelha .



@OLELÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO-

-FOLHA DE BANANEIRA-

Olelé é feito da mesma massa do abará ,vejamos...

deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro.Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa de acarajé,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro, pronto ,o abará é enrolado na folha de bananeira para cozinhar no vapor .Este axé é comida ritual importante de agrado e não aconselho a ser trocado seus engredientes ,a menos que não tenha alternativa,usando assim o bom senso.



@PEPINOS E MAÇAS

- 9 pepinos médios.

- 9 maças vermelhas.

- Azeite-de-dendê.-

- Mel.

Cortar 9 pepinos em rodelas , juntamente com 9 maças. Colocar em uma travessa , as rodelas de maças ficam nas bordas e a dos pepinos no centro.Azeite-de-dendê banha as rodelas de pepino e mel deita-se nas rodelas de maça .



@PRECE Oiá nossa bela senhora Dona da coroa

Oiá que chegastes a nós Possuidora de grande valor Tu que põe fogo na terra Quando chega do céu Te saudamos Oh mãe Que queima reluzente Que põe fogo na terra Quando...[fazer o pedido].
AXÉS COM ORIXÁ OXUM


=AMARRAÇÃO-MARIA MULAMBO.

-1 VELUDO AMARELO 40X40 CM.

-7 FITAS DE LAÇOS AMARELO.

-7 FITAS DE LAÇOS AZUIS.

-12 TAÇAS DE CRISTAL.

-12 ROSAS AMARELAS SEM ESPINHOS.

-VINHO BRANCO SUAVE.

-7 VELAS AZUIS.

-7 VELAS VERMELHA.

-7 VELAS VERDE.

-7 VELAS AMARELA.

Amarre as fitas no gargalo da garrafa de vinho,coloque em cada taça uma rosa .Coloque as velas de maneiras alternadas na volta da mesa que deve ser forrada com veludo amarelo.

Melhor horário é entre 21 h e 24 de sexta-feira.O ideal é que você execute este axé de maneira que tenha tempo suficiente para conversar com ela ,tempo e tranquilidade,tranquilidade esta também que seria ideal para ela desfrutar dos presentes,receber e usufruir da energia emanada pela bebida que ela aprecia,portanto meu conselho é que lhe sirvam em local tranquilo,respeitando as pessoas ,meio ambiente e que possa ter paz e tranquilidade.



=AUMENTAR A CLIENTELA

-16 BOLOTAS DE ALGODÃO.

-MEL.

-5 ROSAS AMARELA.

Para aumentar a clientela , ponha 16 bolotas de algodão com mel para OROMILÁ e tome banho com botões de 5 rosas amarela e um pouco de mel.



= CLIENTES

-PELOS PUBIANOS.

-ACAÇA AMARELO.

-UM APITO DE PLÁSTICO.

-UM CRAVO DE ESTRADA DE FERRO.

Para uma mulher ter muitos clientes , deve fazer ebó com seus pêlos pubianos ,colocar um apito em OXUM e colocar um cravo de estrada de ferro , no igba de BARÁ .Como pode você observar este axé deve ser feito por quem tem axés,pois é preciso ter os otás assentados .Seja portanto criteriosa[o].



=CONCEIÇÃO, NSRA Santa Maria,rainha dos céus,mãe do nosso senhor Jesus Cristo, senhora do mundo , que a nenhum pecador desamparas nem desprezas , ponde , senhora ,em mim os olhos de vossa piedade e alcançai-me de vosso amado Filho perdão de todos os meus pecados para que eu ,que agora venero com devoção vossa imaculada Conceição, mereça na vida alcançar o prêmio da Bemaventuraça ,por mercê de vosso bem díssimo filho JESUS o cristo, nosso senhor ,que com o PAI e ESPÍRITO SANTO reina para sempre.

Que assim seja.



=DINHEIRO

Para melhorar financeiramente oferece-se um peixe do rio a OXUM nas águas de um rio.Sacrifica-se um galo para BARÁ e outro para OGUM .



=DINHEIRO

- 1 KG DE FAVAS.

- 1 COLHER DE SOPA DE MEL .

· 1 COLHER AZEITE-DE-DENDÊ.

· 100 GRS DE TOUCINHO FRESCO.

· SALSA.

- 1 CEBOLA MÉDIA PICADA.

Descasque e limpe as favas.

· Leve ao fogo uma panela com água, e deixe ferver.

· Derrame o mel na água.

- Coloque as favas e deixe cozinhar por uma hora.

· A parte frite o toucinho cortado em pedaços.

· Retire os torresmos que se formarem e nesta gordura refogue a cebola.

· Escorra as favas para secarem e misture ao refogado.

· Coloque em uma tigela branca para Oxum.

- Enfeite o prato com a salsa.



=DINHEIRO

BRUXA DE ÉVORA

-3 PEDAÇOS DE PÃO.

-FITA GORGULHÃO AZUL-ESCURO.

-LÁPIS.

-PAPEL PARDO.

-SAL.

-1 GARRAFA DE VINHO BORDÔ.

-1 COPO DE VIDRO LISO E VIRGEM.

Escreva no papel o nome da pessoa em cuja intenção se faz o feitiço. Se caso não for para você mesmo.

Junte três pedaços de pão , com o papel entre eles , e prenda tudo junto com uma fita de gorgulhão azul-escuro,salpique sal por cima,leve este amarrado ,um copo e uma garrafa de vinho tinto para uma estrada , uma praça ou um lugar com mato .encha o copo com vinho e coloque-o no chão , com o amarrado ao lado , oferecendo a moura torta.



=GRAVIDES AMEAÇADA

-1 OVO DE GALINHA CASCA BRANCA.

-ORI.

-EFUN.

-5 VELAS AMARELAS.

Se a mulher estiver com a gravidez ameaçada,deve pegar um ovo de galinha,casca branca e unta-lo com ori e efun.Passa-se o ovo na barriga da mulher,diretamente sobre a pele.Entregar a OXUM.

Velar por 5 dias e despachar em uma cachoeira.



=LIVRAR-SE DE ALGUÉM

-PEIXE DE RIACHO.

-PIMENTA-DO-REINO.

-SINAL DO DESAFETO.

-VELA PRETA COM AMARELO.

Utilizar pimenta moída com nome ou retrato da pessoa ,colocando dentro de um peixe fresco,despachar dentro de um rio , para que a pessoa enlouqueça.A vela deve ser acessa quando você estiver executando o axé em sua casa.



=MACAXEIRA COM FRANGO

-1 LITRO DE ÁGUA.

-40 PEDAÇOS PEQUENOS DE MACAXEIRA ,MANDIOCA,AIPIM.

-1/2 CEBOLA MÉDIA ROXA PICADA.

-4 DENTE DE ALHO.

-1 PEITO DE FRANGO.

-SAL

-PIMENTA DO REINO .

-SALSA PICADA.

-AZEITE-DE-DÊNDE.

-1 VELA AMARELA.

-6 VELAS DE SEBO.

Em uma panela cozinhe os cubinhos de macaxeira e o frango .Por 20 minutos.Deixe a macaxeira com a água e retire o frango,e deixe reservado.

-Frite a cebola e o alho com dende e coloque na panela onde estava a macaxeira ,misture bem e amasse com o socador de madeira.

-Desfie a galinhe e misture com o purê da macaxeira,bem como a salsa picada.

-Após tudo misturado coloque em tigela branca, após enfeite com folhas inteira de salsa.

Despachar numa segunda feira próximo a um rio,acender uma vela amarela e seis velas de sebo.



=NALISSE DE BRAGAESTA(preparar cartas)

Coloco cinco dedos na parede.

Conjuro cinco demônios.

Cinco monges e cinco frades.

Para que eles possam entrar no corpo e no sangue

De [falar sobre....o nome do cliente ]

e que eu veja o passado,

o presente e o futuro

ao deitar estas cartas.



=NEUTRALIZAR INIMIGO CONHECIDO

-MEL.

-7 BIFE DE RÊS .

Para neutralizar inimigo oculto ou declarado ,colocar mel no otá de OXUM e pedir ela para chamar BARÁ,logo após oferecer ebó para BARÁ colocando ainda cru na frente de seu igbá e dizer que tudo que tem é para ele.

Convidar a pessoa para comer com você ,se for inimigo conhecido .Retirar da frente de BARÁ os bifes e enquanto frita vai dizendo a BARÁ que é ´para ele,e servir para o convidado e enquanto ele come ,chamar BARÁ e dizer que o [ ] está comendo o que lhe pertence e o obrigando a comer também.Você não come mais que um bife,fique na mesa chamando BARÁ e colocando a situação.



=oxum prece

Ó mãe oxum Eu te cultuo e admiro do céu Olha-me nos caminhos Ó rainha que mora no rio Rainha , guardiã das águas.





=PARA QUEM NOS QUER MAL

Eu, coberto com o manto de Nossa Senhora , andarei ,

não andarei, meus inimigos encontrarei,

mal não me farão, nem eu lhes farei ,

andarei , não andarei

em um cruzeiro encontrei:

foi o anjo São Gabriel que encontrou

com nossa Senhora e lhe salvou rezando ave Maria.

O braço do Oriente Recaia

em quem me queira fazer mal,

que fique imóvel como pedra,

enquanto que eu,

triste pecador,

faço que ando em serviço

de deus nosso senhor.

Amém .





=RECUPERAR BELEZA DO CORPO

-UMA ABÓBORA.

-5 FAIXAS SEDA AMARELA,com a medida da cintura da pessoa.

-MEL.

-5 VELAS AMARELAS.

Pegar uma abóbora ,abrir ao meio e colocar 5 faixas de seda amarela com a medida da cintura da pessoa .Encher com mel e arriar nos pés do igbá de OXUM durante 5 dias acendendo uma vela amarela.

Despachar aos pés de uma cachoeira.



=SEGURAR COMÉRCIO

-SALSA.

-ÁGUA MINERAL SEM GAS.

-MEL.

-CANELA EM PÓ.

Colocar na sexta-feira,a noite salsa picada,água,mel e canela em pó num recipiente,despachar a porta sábado antes de raiar o sol.
COMIDA DO ORIXÁ OGUM

ABRIR CAMINHOS

-1 GALINHA.

-1 CORRENTE DE FERRO DO TAMANHO DA PESSOA.

-1 VELA AZUL.

-1 VELA VERDE.

· Sacrifica-se uma galinha sobre uma corrente de ferro do tamanho da pessoa a ser favorecida.Acenda do lado do animal uma vela azul e do lado da corrente uma vela verde.Após três horas despachar a franga em uma linha férrea oferecendo a IEMANJÁ e despachar a corrente no mar oferecendo a OGUM.

@ABRIR CAMINHOS

-FARINHA DE MANDIOCA.

-MEL.

-21 FOLHAS DE AROEIRA.

-7 MOEDAS ANTIGAS.

-7 MOEDAS NOVAS.

Fazer uma farofa fria com farinha de mandioca e mel , manipulando com as mãos.Colocar a farofa num alguidar. Rodear a oferenda com 21 folhas de aroeira , fazer o pedido e acrescentar 7 moedas antigas e 7 moedas novas .

Arriar no igbá de OGUM.



@AFASTAR ALGUÉM

- 1 OVO DE PATO,MACHO.

· 1 PRATO BRANCO.

· 1 VELA PRETA.

· 1 PAPEL DE SEDA VERMELHO.

· 1 VELA ROXA.

-Pega-se um ovo de pato,macho de casca branca.

-Coloca-se o ovo dentro de um prato,também branco,sem quebra-lo.

-Fazer as conjurações.

-Utilizar um instrumento com ponta fina,de maneira que possa fazer um pequeno furo no ovo sem quebrar a casca.

-Introduzir um sinal da pessoa.

-Fechar o furo com cera da vela preta.

-Envolver em papel de seda vermelho.

-Enterrar em um cemitério ,numa cova que tenha terra fofa.

-Em cima do ovo acender uma vela preta e depois a roxa.



@AGRADECIMENTO

-7 VELAS AMARELAS.

-3 VELAS PRETAS.

-1 GARRAFA DE CACHAÇA

-1 PEDAÇO DE CARNE CRUA.

-1 MORIM VERMELHO.

-Ir até uma encruzilhada aberta antes das 07 horas.

Fazer as conjurações.Forrar o chão com o morim e colocar o pedaço de carne. Acender primeiro as velas pretas e após as amarelas.

Derramar um pouco de cachaça no chão e deixar o restante na garrafa.Fazer as conjurações para Xorokê.



@AMALÁ FORTE DE XOROKÊ

-7 QUIABOS

-1 GILÓ.

-1 K FARINHA DE MANDIOCA.

-1 VIDRO DE DENDÊ.

-7 PIMENTA MALAGUETA FRESCA.

-7 PUNHAIS DE AÇO,CABO PRETO.

-1 ALGUIDAR DE BARRO.

-7 VELAS AMARELAS.

-Cortar cada quiabo 6 vezes,de forma que fique 7 pedaços,ou melhor 49.

-Corta-se o giló em 3 fatias de maneira que não se separem.

-Fazer uma farofa com a farinha de mandioca,dendê e pimenta picada,que fique bem soltinha.

-Colocar um punhado de farofa no fundo do alguidar,suficiente para forrar o fundo.

-Fazer as conjurações.

-Com a mão esquerda coloque os 49 pedaços de quiabo ao redor.

-Coloque o giló no centro.

-Em seguida cubra tudo com a farofa,deixando apenas o giló aparecendo.

-Coloque os sete punhais ao redor do prato,de maneira que fiquem todos com as lâminas apoiando no alguidar em direção ao centro.

-Acender uma vela por dia ,durante sete dias.

-Despachar em uma encruzilhada aberta.



@AMOR

-1ALGUIDAR VITRIFICADO.

-PAPEL DE EMBRULHO PARDO.

-LÁPIS PRETO.

-1 CORAÇÃO DE BOI.

-1 PAR DE IMÃS.

-1 RETRÓZ DE LINHA BRANCA.

-FARINHA DE MANDIOCA.

-MEL DE CAMOTIN.

-2 VELAS BRANCAS.

Colocar os nomes escritos a lápis em papel de embrulho pardo, dentro do coração de boi , junto com um par de imãs.Amarrar o coração com 1 retrós de linha branca.Colocar dentro do alguidar,

acrescentar uma farofa de farinha de mandioca e mel misturada com a mão colocando por cima de tudo.Acender duas velas unidas aos pés do igbá de OGUM.



@ AMOR

-1 frasco de perfume.

-1 Vidro de boca larga.

-1 Ramo de alfazema.

-7 Gotas de essência de rosas.

-1 Calcinha vermelha nova.

-Fazer as conjurações ,já usando a calcinha pelo avesso.

-Derrame o frasco do perfume dentro do frasco de boca larga.

-Coloque dentro a rama da alfazema.

-Coloque 3 gotas de essência de rosas.

-Tampe a boca do frasco e faça outra vez as conjurações,sempre chamando a pessoa querida.

-Mantenha um procedimento de reflexão durante 77 minutos,ou seja,1 hora e 17 minutos.

-Passado este período,retire a sua calcinha.

-Coe o conteúdo do vidro em sua calcinha .

-Vista a calcinha pelo avesso.

-Acenda uma vela amarela e mentalize o querido de preferência mantendo uma relação sexual.

-Se possível masturbe-se.

-Após a vela apagar,retire a calcinha e seque na sombra,não passe a ferro e deixe separada.

-Use o perfume e a calcinha sempre que estiver com seu querido.



@BOBÓ

-INHAME,AIPIM,MANDIOCA,ETC.,..-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-VELA VERMELHA-

Inhame descascado e cozido,cortado em fatias,fervido .Em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado,cebola,pimenta malagueta.Faça um purê com todos os ingredientes juntos. Enfeite com folhas de loro-



@CASAMENTO

- 1 calcinha ou similar na cor amarela (nova).

· 1 copo de vidro virgem.

· 1 perfume de rosas ou perfume que o homem goste.

· 1 fita amarela de largura de dois dedos e duas vezes a medida da sua cintura de comprimento.

- Fazer a conjuração ao sr xorokê.

· Em uma terça-feira de lua nova,tome um banho com sabão grosso,bem cedo ,(06h,45).Coloque a calcinha e repita as conjurações. Após sete horas de uso,retirar e colocar dentro de um copo virgem,tamanho suficiente para caber a peça de roupa.Coloque sobre a calcinha 27 gotas do perfume escolhido,pode ser perfume de rosas ou o perfume que saiba ser do gosto do homem a quem quer conquistar.Tape o copo com um pires e deixe por 27 minutos.

· Escrever o nome e apelido ,se tiver, do homem a quem quer,na fita amarela com caneta vermelha. Use letra de forma ,escreva em toda o comprimento da fita,que deve medir duas vezes a medida de sua cintura.

· Retire a calcinha de dentro do copo,e passe a fita entre as pernas da calcinha da direita para a esquerda,ou seja no sentido contrário o movimento dos ponteiros do relógio .

· Fique nua neste momento, e coloque a calcinha no corpo de maneira que a fita não saia do lugar.

· Faça as conjurações.

· Com a mão esquerda,retire a fita da calcinha e enrole,sem amarrar em sua cintura.Repito Neste momento você deve estar só com a calcinha no corpo ,nua,para que a fita não toque em nenhum tecido. Assim que colocar a fita retire a calcinha,virando-a pelo avesso ,faça as conjurações e coloque novamente e fique sete hora com ela .

· Após sete horas ,retire a calcinha e, em sequida,a fita,coloque a calcinha dentro do copo,sempre do lado do avesso.

· A fita,você vai dar sete nós e em cada nó chamar pelo nome da pessoa 3 vezes e fazer as conjurações.

· Tudo realizado,a fita deverá ser depositada na porta de uma igreja .

· Saia de casa usando roupa clara,alegre, e por baixo a calcinha do lado direito,no normal.

· Quando chegar em casa a calcinha deve ser guardada com as demais roupas.

· Só usar a calcinha quando for se encontrar a dita pessoa e usar ela do lado avesso.







@CONJURAÇÕES AO SR XOROKÊ

1ª CONJURAÇÃO:Sr. Xorokê , rei do ouro,senhor das nobrezas e das farturas , invoco-te por parte do maioral todo poderoso , para que , neste exato momento , coloque teus sete emissários ZITECHIS,GEZADOS,MARIÊROS,KRAVAÊROS,PALIÊROS, DAVIÊROS,ZALIÊROS, em meu favor,para solucionar o quero e preciso,no prazo de sete minutos,sete horas ou sete dias,pois para isto fostes criado.



2ª CONJURAÇÃO:Sr.Xorokê,assim como o bode berra,o fogo estala e a fumaça sobe,eu... quero que meus desejos sejam agora a mim dirigidos,como a luz do sol,clareia a terra,tu com as sete forças do espaço,ZITECHIS,GEZADOS,MARIÊROS,KRAVAÊROS, PALIÊROS,DAVIÊROS,ZALIÊROS ,irás dirigir a mim tudo aquilo que eu quero e preciso neste momento,dentro do curto prazo de sete minutos,sete horas ou sete dias , pois para isto fostes criado.



3ªCONJURAÇÃO :Sr.Xorokê,tu que tens o grande poder de aliviar-me de todas as minhas necessidades materiais,neste exato momento te suplico e ordeno: fáras com que tuas sete falanges do espaço ZITECHIS,GEZADOS,MARIÊROS,KRAVAÊROS, PALIÊROS,DAVIÊROS,ZALIÊROS,venham em meu socorro no curto espaço de tempo de sete minutos,sete horas ou sete dias, pois para isto fostes criado.



@CORAGEM,PAZ,GUERRA

-INHAME.

-BATATA DOCE.

-BATATA INGLESA.

-GENGIBRE.

-FAVA DE ARIDAN

-AMENDOIM TORRADO.

-CAMARÃO SECO.

-CEBOLA RALADA.

-AZEITE DOCÊ.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-UMA QUARTINHA DE BARRO VERMELHA.

-CACHAÇA.

-NOVE OVOS DE CASCA BRANCA COZIDOS.

-COUVE.

-CHICÓREA.

-FAZER AS CONJURAÇÕES.

-Cortar tudo,em pequenos pedaços,menos a couve e a chicórea que será usado para enfeitar o alguidar.

-Os ovos descascados serão colocados por cima,enfeitando enquanto as folhas serviram para forrar o prato.

-Atenção:Se for com a finalidade de obter coragem e paz,será despachado na beira de um rio,ao pé de uma árvore,deitando azeite doce .

Se o objetivo for guerrear ,este ebó deverá ser colocado em uma linha de trem ou em uma campina e derrame dendê.

Mas em qualquer um dos casos não esqueça de colocar a quartinha ao lado com cachaça.



@DEFESA PESSOAL

-MELÃO.

Para resolver problema com auxilio de OGUM deve-se pegar um melão e dividir em sete pedaços , e oferecer a OGUM,a água que escorrer dele a pessoa deve passar no corpo .



@DERRUBAR UM INIMIGO

- 1 ALGUIDAR MÉDIO.

· 1 VIDRO DE DENDÊ.

· 1 CORAÇÃO DE BOI.

· 1 PEDAÇO DE TOUCINHO COM PELE.

· 1 CORAÇÃO DE GALINHA PRETA.

· 7 QUIABOS.

· 1 GILÓ.

· UM POUCO DE ENXOFRE EM PÓ.

· 3 VELAS AMARELAS.

- De posse desse material, escreva o nome da pessoa sete vezes,ou separe o sinal se tiver.

· Faça as conjurações.

· Moa em máquina de moer carne doméstica,os ingredientes junto com o sinal ou o papel com o nome do desafeto.

· Após moido coloque tudo dentro do alguidar.

· Derrame azeite-de-dendê por cima.

· Entregue tudo na porta principal do cemitério.No lado esquerdo e acenda as três velas amarelas.



@DESFAZER MANDIGAS E FEITIÇOS

-7 PEDAÇOS DE CARNE BOVINA CRUA.

-3 VELAS AMARELAS.

-7 OVOS CASCA BRANCA.

-1 GARRAFA DE VIDRO DE CACHAÇA.

-1 PORÇÃO DE ENXOFRE EM PÓ.

-1 MORIM VERMELHO.

-Em uma noite de lua cheia,vá a uma encruzilhada aberta e entregue ao Sr XOROKÊ este ebó da maneira a seguir:

-Faça as conjurações.

-Coloque o morim no chão em forma triangular.

-Coloque os sete pedaços de carne crua disposta sobre o pano.

-Com a mão esquerda quebre um ovo para cada pedaço de carne.

-Pulverize o pó de enxofre sobre os ovos e as carnes.

-Acenda as velas na volta.

-Após sete dias retorne na mesma encruza,faça as conjurações e acenda uma vela branca.-



@DINHEIRO

-1 PEIXE DE ÁGUA DOCE.

-1 GALO VERMELHO NOVO.

-1 GALO VERMELHO COM AMARELO.

Para melhorar financeiramente oferece-se o peixe á OXUM nas águas de um rio.Sacrifica-se um galo para o BARÁ e outro para OGUM .-



@EBÓ FORTE

· 1 ALGUIDAR.

· MEL.

· FARINHA DE MANDIOCA.

· 1 ESPIGA DE MILHO.

· FOLHAS DE GUINÉ.

· 5 VELAS AMARELAS.

· Coloque em um prato de barro , ou alguidar, um pouco de mel com farinha de mandioca,em seguida coloque uma espiga de milho verde sem as palhas,vá virando a espiga até ficar toda coberta como se fosse a milaneza,depois cubra-a com folhas de guiné bem verdes , aguarde durante sete horas e depois leve a uma praia ou beira de um rio.

@EFÓ

- Lingua-de-vaca-

- Cebola seca-

- Pimenta malagueta seca-

- Camarões seco -

- Sal -

- Azeite-de-dendê -

Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.



@ENERGIA

-FEIJÃO FRADINHO.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-FARINHA DE MANDIOCA.

-CEBOLA SECA.

-PIMENTA-DO-REINO.

Assa-se o feijão fradinho, após deita-se dendê misturando bem .Em um alguidar colocar farofa de farinha de mandioca com dendê ,cebolinha e pimenta-do-reino Colocar o feijão e enfeitar com rodelas de cebola .



@ERAN

-FÍGADO DE BOI.

-CORAÇÃO DE BOI.

-RIN DE BOI.

-BOFE DE BOI.

-CEBOLA SECA.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

Cortan-se miúdos de boi bem picadinho .Refogar uma cebola ralada em azeite-de-dendê.

Depois de cozidos serão colocados em alguidar vitrificado .



@GUERRA ESPIRITUAL

-12 TAINHAS.

Para vencer uma guerra deve-se oferecer 7 tainhas para EXU e 5 para OGUM -





@IMPOTÊNCIA

-CRAVO DO IGBÁ DE OGUN.

-PALHA DA COSTA.

-1 GALO BRANCO.

Pega-se um cravo do igba de OGUM ,amarra-se com palha da costa ao pênis da pessoa e sacrifica -se um galo sobre o conjunto , deixando o sangue cair em cima do igba de OGUM.



@INHAMES ASSADOS

-3 INHAMES.

-1 ALGUIDAR.

-21 PALITOS .

-MEL.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

Assar três inhames com casca no forno ou na grelha com fogo de lenha.

Deixe-os esfriar dentro de um alguidar.Levar a uma estrada aberta onde haja estrada de ferro .Enfiar vinte e um palito ,ou seja ,7-7-7 nos inhames, rezando e fazendo seus pedidos de guerra , ao terminar ,deitar dendê e após mel por cima do ebó .



@INHAME DE OGUM AVAGÃ

· 1 INHAME +- 21 CM DE COMPRIMENTO.

· 1 TRAVESSA DE BARRO CUMPRIDA.

· 21 PALITOS DE LARANJEIRA OU MARIWO.

· AZEITE-DE-DENDÊ.

· 7 MOEDAS ANTIGAS.

· 5 VELA VERMELHA.

· 1 VELA BRANCA.

· 1 VELA AMARELA.

· Assar o inhame descascado e colocar numa travessa de barro e espetar 21 palitos de laranjeiras ou de maríwo.Regar com azeite-de-dendê quando estiver servindo na frente do seu igbá .Passar 7 moedas no corpo , fazendo o pedido e rezando seu axé,no final colocar 7 moedass enfeitando o prato e acender 5 velas vermelhas 1 branca e outra amarela.



@IPETE

-INHAME,AIPIM,MANDIOCA,ETC.,..-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-VELA VERMELHA-

Inhame descascado e cozido,cortado em fatias,em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta.Faça um purê consistente com todos os ingredientes juntos.Fazer bolinhos .

Colocar em número de 7 -l4 - ou 21 bolinhos em um alguidar e despachar na mata ,regando com dendê .



@LIVRAR-SE DE ALGUÉM

-7 OVOS DE CASCA BRANCA,MACHOS.

-1 ALGUIDAR.

-1 GALO VERNELHO.

Para livrar-se de pessoa que obstruem um objetivo , escrever o nome da pessoa ou situação em 7 ovos casca branca.Colocar os ovos dentro de um alguidar.Sacrificar um galo vermelho no igbá de OGUM.Após coloca-se no alguidar por cima dos ovos e despacha-se numa linha férrea para que o trem passe por cima.



@MANUTENÇÃO

-7 Velas amarelas.

-1 Prato branco.



-Fazer as conjurações a Ogun XOROKÊ ,relatar tudo que você deseje que permaneça como está,em seguida acenda no prato as sete velas amarelas.

-Deixar queimar até o fim.

-Despachar numa quinta-feira em encruzilhada aberta.



@OBEGUIRI

-6 tiras de costela de rês preferencialmente da janela,por ser mais macia.

-3 cebolas.

-3 cabeças de alho.

-Salsa.

-Coentro,pimenta do reino e sal a gosto.

-6 Quiabos.

-Um quilo e duzentas gramas de camarão seco.

-Azeite de dendê.

Corte a cebola em pedaços não muito pequenos, cebola machucada, alho, salsa, coentro , pimenta do reino e sal.Tudo refogado com a carne . Quiabos cortado em rodelas finas e camarões secos.

Põe-se bastante azeite-de-dendê ,nesta comida.

A carne pode ser substituida por 9 bagres dependendo a finalidade.



@OLHO GROSSO

-ALHO ROXO.

-1 COPO VIRGEM BRANCO.

-1 GARRAFA DE CACHAÇA.

-3 VELAS AMARELA .

-1 VELA PRETA.

-1 VELA BRANCA.

Fazer as conjurações.

· Em uma primeira terça-feira do mês, coloque um dente de alho roxo dentro de um copo e coloque em seguida cachaça.

· Pegue o copo com a mão esquerda e vá até uma encruzilhada aberta e diga o seguinte:

· “Sr XOROKÊ ,que todos os olhos grandes,invejas e infortúnios sejam afastados de mim e de meus familiares(dizer os nomes),pois,como o que tu queres e eu vou te dar,em troca do que eu quero,agora,”

· Acenda as velas deixe o restante da cachaça na garrafa ,vire as costa e vá embora sem olhar para trás.-



@PRECE A OGUM

OGUM ,meu pai

poderoso guardião das leis

chamá-lo de pai é honra ,

esperança , é vida

vós sois meu aliado no combate

às minhas inferioridades.

Mensageiros de OXALÁ - filho de OLORUM

senhor vos sois o domador dos

sentimentos espúrios

depurai com sua espada e lança

minha consciência e inconsciência,

baixa de caráter.

OGUM irmão , amigo e companheiro

continuai em sua ronda em perseguição

aos defeitos que nos assaltam a cada instante

OGUM glorioso orixá , reinai com sua falange

situando por piedade o bom caminho para o nosso coração

consciência e espírito.



@PRECE DE OGUM

Para vós que nós matamos

matamos no caminho

para vós que nós matamos

matamos no caminho

senhor que nos abençõa

senhor para quem matamos

OGUM senhor do irê

para quem sacrificamos

no caminho senhor que nos abençõa.



@PRENDER ALGUÉM

- 1 QUARTINHA.

· 2 COPOS DE VIDRO.

· 1 OVO DE CASCA BRANCA MACHO.

· 1 OVO DE CASCA BRANCA FEMEA.

· MEL.

· 14 VELAS AMARELAS.

-Coloque um pouco de mel na quartinha.

-Pegue os dois ovos de casca branca,tendo o cuidado de ter adquirido em locais diferentes.

-Retire toda clara do ovo positivo e coloque dentro de um copo.

-Fazer o mesmo com o ovo negativo

-Deixe-os separados por 7 minutos e faça as conjurações.

-Faça uma promeça de pagamento de um agrado.

-Coloque o conteúdo dos copos dentro da quartinha e agite para que misture.

-Tampe e deixe por sete dias.

-Faça as conjurações todos os sete dias no mesmo horário.

-Para cada dia acenda 2 velas amarelas.

-Após coloque mel até completar a quartinha.

-Tampe e depois de reafirmar o pedido enterre-a.



@QUEBRANTO E INVEJA

Tu és ferro , eu sou aço

eu te prendo e embaraço.

Tu és fraco , eu sou forte

eu te venço e te amasso.

Tu és de espírito pobre

eu sou de espírito rico

nada e ninguém comigo pode.

Pelas armas de são Jorge

se o mocho vier não me leva

pois ando com as armas de

São JORGE.



@REVERTER UMA SITUAÇÃO

-UM GALO PARA BARÁ.

-UM GALO PARA OGUN.

-UMA FRANGA PRETA NOVA PARA URUMILAIA.

-TRÊS GANCHOS DE FERRO.

-TERRA DE 4 CAMINHOS .

-BASTANTE MOEDAS .

-SOBRA DE COMIDA .-

Sacrificar o galo no horário de 12 horas,primeiro para BARÁ.Deixar seu sangue correr por cima do seu igbá.

Depois matar para OGUN,deixando o sangue correr sobre o seu Igbá.

Por último sacrfica-se para OXALÁ de URUMILAIA sangrando por cima dos três ganchos.

Colocar os iales correspondentes a cada entidade,nos seus igbás.

As partes restantes dos animais devem ser colocadas limpas e crus em um alguidar .

Sobre eles os ganchos.

Colocar o resto de comidas previamente separadas sobre os restos dos animais do sacrifício e do gancho.

Cobrir tudo com as areias do caminho.

Despachar tudo ás 18 horas em uma campina.

É aconselhado fazer este axé na sexta-feira.





@SALADA MISTA ENERGIA

-2 XÍCARAS DE GRÃOS DE SOJA

-2 XÍCARAS DE GRÃO DE BICO

-2 TOMATES GRAÚDOS PICADOS

-1 CEBOLA MÉDIA PICADA E SEM ÁCIDO

-1 PIMENTÃO VERMELHO PICADO-

1 PIMENTÃO AMARELO PICADO

-2 CENOURAS MÉDIA RALADAS

-1 XÍCARA DE UVAS EM PASAS HIDRATADA

-1 BANANA PRATA PICADA

-1 UMA MAÇA PICADA

-1UMA PERA PICADA

-A ZEITE DE OLIVA

-TEMPERO VERDE PICADO

-UMA PITADA DE PIMENTA DO REINO

-UMA PITADA DE COMINHO

-Cozinhe os grãos até ficarem macios.

-Deixe escorrer e lave com água fria.

-Misture tudo e após coloque azeite de oliva ,sal e tempero a vontade.



@SEPARAÇÃO

-1 ALGUIDAR MÉDIO.

-1 PEDAÇO DE CARNE DE RÊS.

-1 PEDAÇO DE CARNE DE PORCO.

-1 SINAL DOS ENVOLVIDOS.

-1 COPO DE VIDRO VIRGEM.

-7 PIMENTA UNHA DE MOÇA.

-1 PIRES.

-1 LINHA PRETA.

-1 LINHA VERMELHA.

-1 VELA PRETA.

-1 CACHAÇA.

- Lavar o alguidar por dentro com cachaça.

· Colocar os sinais na carne res e após na carne de porco como se fosse um sanduiche.

· Colocar dentro do alguidar.

· Fazer as conjurações a XOROKÊ.

· Acender uma vela preta.

· Quando a vela tiver apagado,separe as carnes.

· Coloque a carne de porco dentro do alguidar e despache na encruzilhada.

· A carne de rês deve ser colocada junto com os sinais dentro do copo e jogada no mar.

· -Se na sua região não tiver oceano,despache no cemitério.



@URGÊNCIA

Quando você se sentir em prejuízo por causa de elementos que criam situações constrangedora,prejuízos financeiros, atritos,brigas ou intrigas,etc...,acenda uma vela branca para OGUN,peça licença para ele para que possa seu subordinado direto TRANCA-RUAS trabalhar para você.Isto feito acenda uma vela preta para exu TRANCA-RUAS,ele quem vai tomar conta de seu problema. Coloque ao lado das velas um copo com água fresca,que deverá ser colocada no lado de fora de sua residência após a leitura da oração a seguir,feita com fé,devoção e muita confiança de que sua causa é justa e foge de seu controle, restando somente a intervenção das entidades espirituais.

...Glória a DEUS nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

Santo Expedito,vós que pelos vossos méritos alcançastes a ben-aventurança eterna,ouvi a minha prece.Intercedei junto a Nosso Senhor Jesus Cristo,para que sejam aplainados os caminhos deste vosso humilde devoto.Senhor meu Jesus Cristo,que derramastes o Vosso Santo Sangue na cruz pela salvação dos pecadores,dignai-vos atender a intercessão do vosso grande Santo Expedito.Sede atento,senhor as palavras de Santo Expedito,em favor deste vosso humilde filho,sede propício,senhor,aos rogos do vosso glorioso Santo Expedito,senhor meu Jesus Cristo,ouve complacente as palavras de Santo Expedito.

Valoroso e puro servidor do altíssimo Santo Expedito,considerai que sendo este vosso devoto um pecador,não perdeu contudo sua fé nem na misericórdia de DEUS nem nos vossos méritos perante Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim contrito e arrependido dos meu pecados,venho suplicante rogar a vossa intercessão em meu favor,obtendo da misericórdia e da justiça divina , a graça de ser atendido em minha prece [fazer o pedido].

Santo Expedito, fiel ao senhor,rogai por mim.

Santo Expedito,pelo vosso martírio,rogai por mim.

Santo Expedito,pela vossa morte,rogai por mim.

Santo Expedito,glorioso martir,rogai por mim.

Santo Expedito,valente militar,rogai por mim.

Santo Expedito,socorro dos doentes,rogai por mim.

Santo Expedito,amparo dos viajantes,rogai por mim.

Santo Expedito,patrono dos aflitos,dos que se acham em dificuldades,dos que confiam em vossos méritos,amparai-me,protegei-me

Santo Expedito,vós que jamais negastes o vosso socorro e a vossa proteção aos que vos imploram com fé e humildade,sede atento aos meus rogos e pelo sangue que Nosso Senhor Jesus Cristo derramou,pela salvação dos pecadores,dignai-vpos atender à prece que humildemente vos dirijo.

ASSIM SEJA.