quinta-feira, 9 de abril de 2009

COMIDA DO ORIXÁ IANSÃ - OIÁ

ABARÁ

-Feijão fradinho-

-Cebola-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Camarão graúdo seco-

-Folha de bananeira-

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro.

Cozinha-se os embrulho em banho-maria.É este ebó já requer mais calma e trabalho meticuloso para que possa ficar a contento.Para amarrar os pacotinhos utilize as fibras que tem no tronco da bananeira.Bem este modo é o tradicional.A maneira que fomos acostumados a fazer,mas hoje primamos pela conservação e não degradação do meio ambiente, podemos então alterar este axé sem prejudicar a vibração desejada, substituindo as folhas de bananeira pela casca da banana,fazendo-a de prato,ou melhor espécie de concha.Tente portanto descascar a banana deixando a casca mais completa possível condicionando dentro o bolinho.



@ACABAR COM AS BRIGAS

CIGANA MADALENA

-1 MAÇA VERMELHA.

-SINAL DA PESSOA ENVOLVIDA.

-1 ALIANÇA[bijuteria].

-25 CM DE FITA LARGA AMARELA.

-25 CM DE FITA LARGA AZUL.

-25 CM DE FITA LARGA VERMELHA.

-1 VELA AZUL.

Corte a maça vermelha ao meio, retire o miolo e coloque dentro o nome,ou retrato ,ou cabelo juntamente com uma aliança,a aliança que pode ser de bijuteria.

Prenda as duas partes da frutas amarrando em fitas amarelas, azul e vermelha.

Acender uma vela azul para cigana Madalena.



@ACARAJÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-PIMENTA VERMELHA SECA-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO.

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto. Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente.Faça bolo ,coloque um camarão dentro e feche o bolinho.Frite o acarajé no azeite-de-dendê , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Não esqueça que orixá OIÁ gosta de pratos bem fartos. Você pode quando servir o acarajé ,em número de 15,enfeitar o prato com maça,loro, pepino .Use a criatividade,bom senso.Use o coração.A finalidade maior do acarajé é agradar,bem mais que pedir,mas sempre se conecte com seu orixá quando está executando os procedimentos de cozimento,arrumação do prato.



@ACASSÁ

-CANGICA BRANCA-

-FOLHA DE BANANEIRA-

-ALGUIDAR DE BARRO-

-VELA MARROM OU BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.

Sem qualquer resíduo até amolecer.

Ralando-se depois.

Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso,isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-



@AMOR CLANDESTINO

PIPERONA DE ALFAMA

Aqui estão vinte cinco cartas

Tome-se vinte e cinco demônios

Entrem no corpo e no sangue de ...

Nas sensações do corpo

Dizendo a [ ] amado [a]

Pois não poderá existir ou comer ou beber

e nem conversar com outras pessoas

Pelas vinte e cinco cartas ,[ ] vai bater na minha porta.



@BATATA DOCE

-2 BATATAS DOCE DE TAMANHO MÉDIO

-2 COLHERES DE SOPA DE MEL DE CAMOTIM

Descascar as batatas e corta-las em cubinhos,colocando a cozinhar com 2 copos de água,levando à fervura.Reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo lento por aproximadamente 30 minutos,ou até as batatas ficarem macias.Espalhe o mel sobre as batatas e agite-as até ficarem bem cobertas.

-arriar na quarta-feira

-despachar na sexta-feira

-horário melhor é 21 hs

-Vela vermelha



@BOBÓ OU IPETE

-BATATA DOCE-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-MAÇA-

Batata doce descascada e cozida,cortada em fatias , fervida em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta. Faça um purê com todos os ingredientes .Enfeite com folhas de loro,e se preferir pode também enfeitar com maçã.



@EFÓ

- Língua-de-vaca-

- Cebola seca-

- Pimenta malagueta seca-

- Camarões seco -

- Sal -

- Azeite-de-dendê -

Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.



@EJÁ

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite-de-dendê-

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água salgada com suco de limão , coentro e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite-de-dendê,reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os ingredientes.-



@ EJÁ FUNFUN

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite docê -

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce. Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra. Cubra o restante com cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto. Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os Ingredientes.-



@INHAMES

-Inhame,mandioca,aipim -

-Azeite-de-dendê -

-Camarão seco -

-Cebola seca -

-Tomate -

-Pimenta unha-de-moça -

-Loro -

-Maça -

Descascar inhame ,cozinhar , cortar em fatias.

Fritar no azeite-de-dendê . Enfeitar o prato com camarão seco, cebola em rodelas ,pimenta e loro ,também rodelas

de maça.



@JACICOU

-Camarão-

-Cebola seca-

-Coentro-

-Tomate-

-Pimentão verde,vermelho e amarelo-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Arros-

-Farinha de trigo-

Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite . Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos .

Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite-de- dendê .



@JUSTIÇA

Pegar três espigas de milho e três lenços vermelhos deixando no igbá de IANSÃ por 3 dias.

Pegar três garrafas de cachaça ,abri-las e deixar em forma de triângulo no igbá de Bará,também por 3 dias.

Após os três dias passa-se as espigas com casca e tudo no corpo da pessoa,embrulha-se uma em cada pano e entrega-se a Bará AGELÚ { }.

Depois de 7 dias ,desembrulha-se tudo despachando as espigas em uma encruzilhada junto com a cachaça.

Em casa amarra-se os lenços na cabeça da pessoa , que deverá dormir por uma noite com eles amarrados na cabeça . No dia seguinte constroem-se três bandeiras , uma com cada lenço ,leva-se ao local onde as espigas e a cachaça foram despachadas , cravando as bandeiras ali.



@MAÇAS

-9 maças.

-Cangica branca.

-5 ou 9 rosas vermelhas.

Cozinhar 9 maças com água .Cozinhar cangica branca. Colocar em uma tigela a cangica cozida e após as maças, enfeitando com rosa vermelha .



@OLELÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO-

-FOLHA DE BANANEIRA-

Olelé é feito da mesma massa do abará ,vejamos...

deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro.Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa de acarajé,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro, pronto ,o abará é enrolado na folha de bananeira para cozinhar no vapor .Este axé é comida ritual importante de agrado e não aconselho a ser trocado seus engredientes ,a menos que não tenha alternativa,usando assim o bom senso.



@PEPINOS E MAÇAS

- 9 pepinos médios.

- 9 maças vermelhas.

- Azeite-de-dendê.-

- Mel.

Cortar 9 pepinos em rodelas , juntamente com 9 maças. Colocar em uma travessa , as rodelas de maças ficam nas bordas e a dos pepinos no centro.Azeite-de-dendê banha as rodelas de pepino e mel deita-se nas rodelas de maça .



@PRECE Oiá nossa bela senhora Dona da coroa

Oiá que chegastes a nós Possuidora de grande valor Tu que põe fogo na terra Quando chega do céu Te saudamos Oh mãe Que queima reluzente Que põe fogo na terra Quando...[fazer o pedido].

Nenhum comentário:

Postar um comentário