terça-feira, 7 de abril de 2009

ERÊ-IBEJI-

Comida - Lendas

Assim como todo ser tem seu exú, também tem seu ERÊ ou Ibejí, que deve estar sempre de acordo com o seu orixá. Na linguagem ioruba a palavra Erê significa "estátua", podendo significar "pequenos seres" em alguns dialetos.Os ERÊS se intitulam de acordo a sua origem, mostrando assim a sua raiz tribal.Os orixás crianças representam a força mágica tudo que é duplo como os gêmeos.

ERÊ, traz a todos a rara sensação de leveza, espontaneidade, ingenuidade, afetividade e respeito aos mais velhos. É a energia da inocência. Orixá ERÊ é o princípio da dualidade positiva é, caracterizada pela citada inocência espontânea e carinhosa. Está ligada a todos os orixás. Na realidade todos os orixás apresentam sua forma ERÊ.São filhos de XANGÔ e IANSÃ, representam a forma infantil de todos os orixás.

Simbolizam a inocência, a espontaneidade e a pureza.

Os alimentos são sagrados e contém axé, e cada orixá tem sua iguaria especial. ERÊS não são diferentes e também tem seus rituais de comilanças especiais, no entanto estão vinculados ao gosto e necessidades dos mais velhos de sua linhagem.

O orixá, não come só .Para haver verdadeiramente a harmonia é necessário que a oferenda tenha um caráter comunitário. Neste caso dos ERÊS, os axés quando comunitário são alterados para suprir a necessidade das crianças, símbolo dos ERÊS, nesse caso usam-se mais balas, doces, brinquedos, refrigerantes para ser dado as crianças encarnadas, também aos ERÊS, só que estes recebem juntos as comidas votivas,de época ou de necessidade para troca de axés. Uma determinada parte da comidas é colocado aos pés do orixá ,a outra é partilhada entre todos.Também é bom ressaltar que alguns ebós podem sofrer alteração devido a finalidade, produtos de época ou diferença de região.Para os que moram foram do BRASIL, com certeza alguns elementos serão difícil, mas com certeza tem como ser alterado, se precisar entre em contato,juntos poderemos tirar dúvidas e resolver a situação.Mas o mais importante é a sua fé.Existem axés que são tradicionais,no caso dos ERÊS, por exemplo, a utilização de balas,doces,frutas,embora não esteja relacionada nas comidas você pode enfeitar o prato com elas ou até mesmo fazer bandejas ao seu gosto,fundamental que você se identifique com a entidade.É bom lembrar que a tradição manda sempre servir para os ERÊS em par, embora a umbanda principalmente feita no sul,norte e sudeste utilizem os Beijes sincretizando com são Cosme e Damião, adicionando Doum e outras crianças.No candomblé enfatizamos ERÊS como manifestação simbólicas infantis ligadas e intermediárias a todos os orixás, ou seja todos os orixás tem manifestação infantil,portanto convém servir sempre em par ,e de maneira dual,ou seja:+ [masculino],- [feminino]. As cores também podem alterar de nação para nação,bem como de região para região,mas predomina o azul para o positivo ,masculino e branco para o negativo,feminino.São cores para velas ,bandejas,balões,etc...

ABICUS

São espíritos de crianças marcardas por várias mortes e retornam, reunindo-se num pé de Irocô para brincar e chamar as crianças-ABICUS vivas.As mortes destas crianças geralmente foram mortes violentas, acidentes com mutilações ou comprometimentos de órgãos. Se encaixam nesse grupo os que foram vítimas de homicídios, principalmente com requintes de crueldades.

Se as crianças não fizerem ebó, os espíritos infantis não lhe darão tranqüilidade até a morte , o que sempre acontece em tenra idade.Diz a tradição que quando as crianças ABICUS nascem, fazem um pacto com os espíritos ABICUS de que logo voltarão para o orun.

Os pais de ABICUS dão a seus filhos nomes sugestivos:

-Ariku, vida longa.

-Omokomi, filho mimado.

-Omoloyó , filho da alegria,buscando driblar o acerto anterior deles no orun,para que eles se esqueçam do EGBE ABICU e desejem viver . pois se um ABICUS conseguir sobreviver e ficar adulto , viverá muitos anos.

É importante que esta criança quando identificada como sendo um ABICU receba o tratamento adequado para que se mantenha com força suficiente de alcançar a maturidade e o esquecimento total dos laços antigos.O esquecimento parcial gira em torno de 17 anos e o total 49anos de idade,lógicamente depende da qualidade e força vibracional dos ABICUS envolvidos.

O vampirismo,podemos assim dizer exercido pelos ABICUS desencarnados é de extrema violência podendo em muitos casos levar uma criança de tenra idade a ter sofrimentos que seriam pertubadores até para adultos.Também a possibilidade desta crianças assediadas pelos ABICUS

desencarnados sofrerem acidentes que lhe causem mutilações ,sofrimentos temporários ou definitivos tanto no campo mental como físico é muito grande e de grande pertubação para todos que estão a volta como tutores da criança ABICU reencarnada.

As pessoas diretamente ligadas a elas sofrem ou são afetadas pelas vibrações dos desencarnados , tornando-se involuntáriamente instrumentos em muitos casos de torturas,sofrimentos para os encarnados ABICUS.Além claro do constante sentimento de impotência e culpa,que em muitos casos chegam a raia da loucura,da depressão pois não conseguem uma explicação lógica.

Pior quando precentem que um perigo esta eminente e não conseguem entender o que e como possa acontecer.

É aconselhavel portanto que se faça um ebori na criança ABICU,ficando uma pessoa responsável que deverá chama-lo sempre de MEU FILHO , independente do grau de parentesco que tenha.Este ebori deverá ser cuidado e de inteira responsabilidade da pessoa escolhida.Geralmente é aquela que tenha ligação espiritual com o grupo ABICUS,que na maioria das vezes são filhos de XANGÔ,NANÃ ,IANSÃ e OXALÁ.

Estas pessoas serão encarregadas de conduzir as vibrações de equilíbrio destas crianças até alcançarem a idade em que estará liberta das perseguições dos ABICUS companheiros de outra vida.

A criança ABICU quando desencarna a partir dos 54 anos não mais estarão vinculadas aos ABICUS, no entanto durante sua vida deve estar preparada quando tornar-se progenitor de observar a entidade que esta na ronda .

O ebori de um ABICU deve ser fortalecido e observado de 40 em 40 dias até o sétimo ano,se o axé for feito antes dos 3,se passou muito desta faixa deve ser avaliado de 40 em 40dias mas não tem um período mínimo de 7 anos mas sim de 9 anos.

Se for descoberta a situação a partir dos 13 anos a situação é bem mais complicada pois imputaria a criança ABICU encarnada uma jornada de sofrimento dos mais variados.Deste a saúde fragilizada até a parte financeira afetada.Na realidade haveria um rodízio de situações ao longo da vida não dando condições da pessoa desfrutar desta vida.

Melhor seria resumir que a vida de um ABICU que consegue se manter vivo é uma vida de sofrimento dos mais variados,não tendo a mente deste elemento descanso,paz.Pior que quem esta a sua volta sofre muitas vezes sem perceber o efeito das vibrações destas entidades,que embora sejam infantis,podemos assim dizer estão vinculadas a todas as entidades que se opõem a evolução do ser humano através da reencarnação.

Os ABICUS desencarnados se associam a entidades outras com a finalidade de fazer cumprir os contratos anteriores entre eles e os que estão encarnados,que esquecem a união por estarem com o espesso véu da carne física.

Um comentário:

  1. Ooiii !!! Gostei e achei muito interessante este texto sobre Abicu.Gostaria de saber como posso saber se eu ou meu filho de 4 anos somos Abicu.Ou temos a presença de um Abicu em nossa volta.Pois meu filho ele é muito inperativo,por favor me ajudem a descobrir,desde já agradeço a atenção.

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