quinta-feira, 9 de abril de 2009

COMIDA DO ORIXÁ NANÃ

#PUDIM
>>Amolecer o pão transformando-o em uma pasta, em seguida , junta-se cravo e canela , mais camarão seco.
Mistura-se tudo e coloca-se em uma tigela.Cortar couve em tiras bem finas e fritar no dendê . Colocar nas bordas do prato para enfeitar

#SARAPATEL
>>Para o sarapatel de Nanã , limpa-se e pica-se os miúdos de porco. Passa-se bastante limão e coloca-se a cozinhar. Prepara-se um tempero com limão , coentro ,salsa , cebolinha pimenta -do-reino , cominho , loro e acrescenta-se aos miúdos deixando tudo cozinhar.

#MINGAU
>>O mingau para nanã é preparado com creme de arroz , leite de coco, após pronto colocar em uma tigela e acrescentar uma laranja-lima.

#ABERÉM
>>Coloque farinha de milho branca a ferver em banho maria sempre mechendo para não embolar . Fazer bolinhos e colocar em folhas de bananeira. Amarrar e servir em tigela branca .-

#ACASSÁ
>>Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.
Sem qualquer resíduo até amolecer ,
Ralando-se depois.
Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso ,
Isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-

#BOBÓ OU IPETE
>>Inhame descascado e cozido,cortado em fatias , fervido em seguida no azeite -de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta.

#BUENGUÊ
>>Cozinhar cangica branca e quando estiver amolecida adoçar com mel . Servir em tigela branca.

#EFÓ
>>Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

#EJÁ
>>Bastante coentro e cebola ,rala-se tudo com sal,até tornar-se pasta em seguida põe-se limão espremido.
Bastante peixe e azeite -de-dendê

#EJÁ FUNFUN
>>Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho esprimido.reserve por melo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce.Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, fore a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite e metade de tomate picado.
Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra com o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.
Sacudindo de quando em vez para não grudar os engredientes

#JACICOU
>>Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite-de-dende

#OLELÉ
>>Olelé é feito da mesma massa do acará , temperado com cebola , camarão seco e dendê , depois da massa pronta ,o abará é enrolado na folha de bananeira para cozinhar no vapor .

#ZORÓ
>>Ensopa-se o camarão com ervas.
Temperar com azeite-de-dendê , salsa ,coentro , cebola ,cebolinha , e pimenta , tudo bem raladinho .-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário