quinta-feira, 9 de abril de 2009

AXÉS COM ORIXÁ ODÉ-OTIN

=ABRE CAMINHO VATAPÁ /ABÓBORA

-1/2 K DE ABÓBORA

-200 GRS DE FARINHA DE MANDIOCA FINA

-2 CEBOLAS SECAS GRANDE

-1 COLHER SE SOPA DE COENTRO EM PÓ

-7 COLHERES DE SOPA DE TEMPERO VERDE PICADO

-100 ML DE LEITE DE COCO

-SAL A GOSTO

-2 COLHERES DE SOPA DE AZEITE-DE-DENDÊ

-5 FIGOS VERDE

Ponha em uma panela a farinha de mandioca de molho em 400 ml de água,colocando primeiro a água a pós aos poucos a farinha. A parte cozinhe a abóbora e amasse com um socado de madeira.Na panela que estava reservada com a farinha coloque a abóbora, o sal, misture tudo acrescentando a água do cozimento da abóbora, aos poucos até que fique uma papa.Mecha sempre para que não grude no fundo da panela.Depois acrescente todos os temperos, cortados e amassados.Deixe tudo cozinhar mexendo sempre.Após desligue o fogo e acrescente azeite-de-dendê e o leite de coco.Mecha um pouco mais para misturar bem.Enfeite o prato com os 5 figos.

Dia para arriar: quinta-feira, 09 hs

Dia para despachar: quinta-feira 18 hs

Vela: verde com amarelo, ou branca!

=ALUÁ

- ÁGUA MINERAL SEM GÁS-

- MILHO VERDE-

- ARROZ-

- ABACAXI-

- RAPADURA DE PALHA-

Colocar água para ferver em uma vasilha. Adicionar milho, arroz, casca de abacaxi e rapadura, deixando ferver. Depois de três dias, coar e servir para o orixá. Esta bebida pode variar de acordo com a região, costume e tradição, pois é comum substituir a água mineral pela água do coco, que acredito ser muito bom, e o que é bom para nós também é para o orixá com certeza. As frutas podem também sofrer alteração, utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz.

=BOBÓ

-AIPIM.

-CAMARÕES SECO.

-CEBOLA SECA.

-TEMPERO VERDE.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-FOLHAS DE LORO.

Sua feitura é bem simples.

-Pega-se aipim limpo e descascado.

-Corta-o em pedaços pequenos.

-Leve ao fogo para cozinhar.

-Quando estiver mole amassa-se.

-Deixa-se que a água vá escorrendo.

-Junta-se camarão seco, descascado e moídos.

-Adiciona-se a cebola seca picada, salsa e cebolinha.

-Mistura-se bem e deixa-se cozinhar um pouco com azeite-de-dendê.

-Obtem-se então uma espécie de purê, que deve ser servido em tigela branca e enfeitado com folhas de loro.

=CARIMÃ

Molha-se a carimã no leite de coco grosso.

Tempera-se com sal e açúcar a ponto.

Assar na grelha.

=EFÓ

- LINGUA-DE-VACA-

- CEBOLA SECA-

- PIMENTA MALAGUETA SECA-

- CAMARÕES SECOS-

- SAL -

- AZEITE-DE-DENDÊ -

Corta-se a erva conhecida por “língua de vaca” ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água, feito isto se escoa e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola, pimenta-malagueta seca, camarões secos e sal. Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

= EJÁ FUNFUN

- PEIXE-

- LIMÃO -

-COENTRO -

- ALHO-

-CEBOLA SECA-

-CHEIRO VERDE -

-AZEITE DOCÊ -

-ÓLEO DE URUCUM-

-TOMATE-

Tempere postas de peixe de água doce com sal, suco de limão e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela, refogue cebola, óleo de urucum e duas colheres de azeite doce. Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite, metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra. Cubra o restante com cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto. Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os Ingredientes.-

=OBEGUIRI

Costela de rês, cebola machucada, alho, salsa, coentro, pimenta do reino e sal.Tudo refogado com a carne.Quiabo cortado em rodelas finas, camarões secos.Põe-se bastante azeite-de-dendê,nesta comida. A carne pode ser substituída por bagre dependendo a finalidade.

=PIRACAIA

Para fazer o peixe nas brasas, requer que se faça o fogo com lenha.Os peixes são envolvidos em folhas verdes de bananeira e temperados a gosto.Pode ser feita do peixe mais comum na região ou o peixe relativo ao objetivo.

=SÃO SEBASTIÃO Deus onipotente, que conheceis a minha enfermidade, fraqueza, agonia, ânsia e tribulação nesta vida, fazei que a todos nos valha e intercessão de São Sebastião.

Amém

=QUIBÊBE

Toma-se um pedaço de jerimum e corta-se em pedaços pequenos.

Escalda-se um pedaço de carne de sol para tirar o sal , cortando em seguida em pequenos pedaços , também como o jerimum .Machuca -se um pouco de alho, cebola e salsa despejando na panela.

Pôr para cozinhar,juntando pimenta do reino , até o caldo ficar bem grosso.

=QUIZIBU

-MILHO VERDE DEBULHADO-

-QUIABO-

-TORRESMO-

-CARNE DE SOL-

Debulha-se o milho verde e mistura os quiabos temperados com bom torresmo colocando-os a cozinhar até formarem uma papa.Para acompanhar este prato carne de sol passada nas brasas.

=ZORÓ

- CAMARÃO -

- ERVAS [LÍNGUA-DE-VACA]

- AZEITE-DE-DENDÊ -

- SALSA -

- COENTRO -

- CEBOLA -

- CEBOLINHA -

- PIMENTA MALAGUETA -

Ensopa-se o camarão com ervas. Temperar com azeite-de-dendê, salsa,coentro , cebola ,cebolinha , e pimenta , tudo bem ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário